Menu
Terça, 06 de janeiro de 2026

Greve dos Correios se espalha pelo país e pode chegar a MS

Assembleia define adesão dos trabalhadores na próxima terça-feira (23)

18 de dez 2025 - 14h:47 Créditos: Redação, com informações do Midiamax
Crédito: Eliel Dias

Trabalhadores dos Correios iniciaram uma greve nacional por tempo indeterminado em meio ao impasse nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A paralisação já foi confirmada em nove estados e pode alcançar Mato Grosso do Sul a partir da próxima semana, após deliberação da categoria em assembleia marcada para terça-feira (23).

De acordo com as entidades sindicais, o movimento é uma reação à falta de avanços nas negociações e à proposta da empresa que prevê retirada de direitos históricos dos trabalhadores. Os sindicatos também cobram maior aporte financeiro do Governo Federal para garantir a manutenção dos serviços e a valorização da categoria.

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 1,2 mil empregados dos Correios aguardam a decisão da assembleia. Segundo o presidente do Sintect-MS, Wilton Lopes, a proposta apresentada até agora não contempla as reivindicações da categoria e ainda aponta para cortes de benefícios previstos no ACT. Caso não haja mudança, a greve poderá ser deflagrada por tempo indeterminado ainda na noite do dia 23.

As negociações se arrastam desde agosto, data-base dos trabalhadores, e ocorrem sob mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entre as principais reivindicações estão a reposição da inflação de 5,13%, a manutenção integral do acordo coletivo, adicionais de férias, pagamento por trabalho aos fins de semana e reforço no vale-alimentação no fim do ano.

Atualmente, dos 36 sindicatos que representam a categoria no país, 24 ainda não aderiram ao movimento. Já confirmaram paralisação estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Paraíba e Mato Grosso. A possível ampliação da greve às vésperas do Natal pode impactar os serviços postais em todo o país.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias