Crédito: Paulo Francis O Mato Grosso do Sul deve enfrentar uma segunda-feira (19) marcada por calor e instabilidades climáticas. A previsão aponta para um dia característico do verão, com presença de sol ao longo do período, mas com aumento de nebulosidade e risco de chuvas intensas em diversas regiões do Estado.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as condições atmosféricas são influenciadas pela aproximação e avanço de uma frente fria, associada a áreas de baixa pressão. Esse cenário favorece a formação de instabilidades, elevando o risco de tempestades.
O transporte de calor e umidade, somado ao deslocamento de cavados, contribui para o desenvolvimento de chuvas mais volumosas, que podem ultrapassar os 30 milímetros em 24 horas. Os maiores acumulados são esperados principalmente nas regiões centro-sul, nordeste e sudeste/leste do Estado.
Além da chuva, os ventos também merecem atenção. Eles devem soprar dos quadrantes oeste e sul, com velocidades entre 40 e 60 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais superiores a 60 km/h, especialmente durante as áreas de instabilidade.
Em Dourados, mínima de 23ºC e máxima de 30ºC.



