O governador Reinaldo Azambuja afirmou na tarde desta quinta-feira (19) por meio de uma "live" que enviará à Assembleia Legislativa um decreto legislativo por meio de uma mensagem pedindo o reconhecimento de estado de calamidade pública, a exemplo do Governo Federal que conseguiu a aprovação na Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (18).
"Pedindo a atenção dos nossos deputados estaduais de uma mensagem legislativa implantando estado de calamidade pública em Mato Grosso do Sul, isso é muito importante para as questões fiscais do estado. O Governo Federal mandou para a Câmara e para o Senado um decreto de calamidade pública, e nos estamos mandando para a Assembleia porque isso abre possibilidade para que nós possamos descumpir algumas regras da nossa Responsabilidade Fical" , disse.
Se nós não tivermos um decreto desses, nós teremos enormes responsabilidade e podemos criar até problemas para o povo sul-mato-grossense", completou.
O governador também afirmou que publicará no Diário Oficial desta sexta-feira (19) estado de emergência em Saúde, e que isso vai flexibilizar alguns gastos que seriam impossíveis e facilitará a compra de utensílios, medicamentos, contratação de novos profissionais na área de saúde.
Durante a transmissão ao vivo os números do coronavírus foram atualizados. De acordo com o governo, agora são 171 notificações, 39 suspeitos e 9 casos confirmados.