Um grupo de turistas "deu de cara" como uma onça-pintada descansando em uma passarela de madeira, na Fazenda São Francisco, em Miranda, no Pantanal sul-mato-grossense.
A propriedade, que é especializada em turismo ecológico, divulgou a imagem nas redes sociais. O felino que estava na passarela era um macho.
Segundo informações da direção da fazenda, o flagrante foi feito no último domingo (13) na trilha de uma vazante. O passeio conduzido pela guia pantaneira Eliane Rocha, tem todo um protocolo de segurança, reforçando o distanciamento necessário para não incomodar o felino.
De acordo com a publicação, no primeiro instante do flagrante, alguns dos turistas ficaram um pouco apreensivos. Contudo, assim que a onça subiu na trilha, ela se deitou e depois permaneceu tranquila, transmitindo segurança a quem estava no local.
"O grupo estava sendo conduzido pela guia, neste caso ela entrou na trilha foi até o final e na volta restando 70 metros para o final da trilha, eis que a onça surge bem na frente deles", diz a mensagem na página da propriedade.
A proprietária da fazenda, Roberta Coelho, informou que no local há 14 onças-pintadas residentes e que muitos turistas vão até a propriedade em busca de avistar os felinos: "As onças são praticamente a atração principal daqui e elas acabam utilizando essa passarela porque facilita o caminho para ter acesso a todos pontos do fazenda", explicou.
Ainda de acordo com Roberta, no local, sempre é possível observar os animais. A trilha onde feito o registro tem 900 metros de comprimento. Antes dos turistas entrar no local, um guia passa pelo espaço fazendo uma espécie de checagem para verificar se há ou não algum felino no caminho.
"Nessa passarela, as onças usam bastante para caminhar até uma reserva, para tomar sol e até caçar jacarés que ficam embaixo do suporte", e ainda acrescentou sobre o registro:
"Toda semana é possível vê-las por aqui, mas temos a consciência que precisamos sempre respeitá-las, pois ali é seu habitat", contou.
Ainda de acordo com a direção da propriedade, foi por meio de um rádio, que a guia pantaneira comunicou todos os outros grupos de passeio e também a base da fazenda para presenciar o momento do flagrante.
Todos se deslocaram para o local e os visitantes puderam ver e registrar a cena. Depois de um bom tempo, a onça resolveu se levantar e descer da trilha para seguir mata a dentro.