O Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) de Dourados tem registrado diversas reclamações de consumidores sobre ofertas de venda de veículos no Marketplace nas redes sociais, onde os veículos são ofertados no parcelamento com entrada mínima, permitindo “Score baixo”, “Negativados”, Autônomo", "Sem comprovação de renda" ou "Pagamento simplificado no Boleto".
Segundo a agência, muitas pessoas já foram prejudicadas por golpes semelhantes. O que parece ser um financiamento de veículo nada mais é do que a celebração de um contrato com um consórcio, pois nesse tipo de negócio não há garantia de que haverá sorteio ou que o lance do consumidor será suficiente para arrematar o item.
Antonio Marcos Marques, diretor administrativo do Procon, alerta o consumidor que na maioria dessas ofertas nas redes sociais, o indivíduo nem é dono do veículo anunciado.
“Na dúvida, o consumidor deve consultar o Procon antes de fechar negócio. É importante ressaltar que em consórcios ou financiamentos, pessoas negativadas ou pessoas sem comprovação de renda só poderão tomar posse do imóvel pagando juros altos e dando o imóvel como garantia”, alerta.
O Procon recomenda que o consumidor fique atento às postagens e ofertas e, em caso de dúvida ou antes de qualquer ação, procure a unidade nos telefones 3411-7792 e 2222-1650 ou envie uma mensagem para procon@dourados. ms.gov.br.