Balneário Camboriú (SC) poderá ter um dos edifícios mais altos do mundo. O Triumph Tower, o mais novo projeto da FG Empreendimentos, medirá pouco mais de 500 metros, uma altura de cerca de 13 vezes o Cristo Redentor.
Atualmente, o Central Park Tower, em Nova York, ocupa a primeira posição entre os prédios residenciais mais altos do mundo, com 472 metros —ou seja, altura menor do que a do projeto do Triumph Tower.
Já no Brasil, o prédio mais alto é o Yachthouse by Pininfarina Tower 2, com 294 metros, segundo dados do Council on Tall Buildings and Urban Habitat.
Como será o prédio
Segundo a construtora, o projeto já obteve aprovação da prefeitura. O UOL buscou a prefeitura de Balneário Camboriú para confirmar a informação da aprovação, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto.
Ele será erguido em um terreno pertencente ao empresário Luciano Hang, da Havan, segundo informações do Estadão. Apesar de ser proprietário do terreno, ele não tem relação direta com as obras e projetos e nem com as decisões da construtora.
O terreno fica na Avenida Atlântica. Um estudo de impacto da vizinhança sobre o Triumph Tower protocolado na prefeitura de Balneário Camboriú indica que o arranha-céu será erguido em uma área de 5.916 metros quadrados, na altura do número 4.466 da Avenida Atlântica.
Estão previstos 233 apartamentos residenciais e salas comerciais, segundo estudo feito pela consultoria Koeddermann. O documento ainda prevê que a torre única do Triumph Tower terá 140 pavimentos e 134.036,21 metros quadrados de área construída.
Pelos cálculos do estudo, serão investidos mais de R$ 323 milhões. O documento estima que a obra ficará pronta em sete anos e meio.
O lançamento da obra está previsto para o segundo semestre, segundo construtora. O prédio será vizinho de outros arranha-céus: ficará a cerca de 500 metros de distância do One Tower, um dos prédios residenciais mais altos do Brasil, também da FG Empreendimentos.
Outro gigante
A construtora também deve lançar o FG Tower, que ocupara o topo da lista dos gigantes. O empreendimento terá 350 metros de altura, com área comercial acoplada.
Serão dois malls no formato open shopping. O primeiro deles integrará um empreendimento de 110 andares, incluindo três andares de open mall, três andares de salas empresariais e a nova sede corporativa da empresa, além da torre residencial, denominado FG Tower. (Jean Graciola, cofundador e presidente do Grupo FG)
Atualmente, o prédio mais alto do mundo é o Burj Khalifa, em Dubai, com 828 metros de altura. Embora tenha unidades residenciais, esse não é o uso predominante da estrutura, já que a maior parte é ocupada por escritórios e hotel. Por isso, o título de edifício mais alto do planeta com uso predominante para habitação fica com o Central Park Tower, em Nova York, que tem 472 metros.