Menu
Sexta, 29 de março de 2024

A produção da vacina russa poderá começar a ser produzida em dezembro no Brasil

A Anvisa ainda precisa aprovar o produto

19 de out 2020 - 15h:57 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

O fundo soberano russo responsável pelo financiamento da vacina Sputnik V, registrada em agosto pela Rússia como uma fórmula contra a Covid-19, informou nesta segunda-feira (19) que o imunizante deve começar a ser produzido em larga escala no Brasil em dezembro deste ano. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) precisa aprovar o produto e os ensaios clínicos.

Os testes da Sputnik V estão na fase 3 e, segundo o laboratório responsável pela vacina, o Instituto Nikolai Gamaleia, 16 mil voluntários já receberam doses. Ao todo, são previstos 40 mil.

No Brasil, a companhia que fechou acordo para receber a tecnologia do fundo soberano e produzir o imunizante é a União Química, sediada em São Paulo, Paraná e Bahia já firmaram acordos com os russos para ensaios e aquisição de doses.

A Sputnik V foi recebida de forma cética por boa parte da comunidade científica internacional pelo cronograma acelerado de seus ensaios clínicos e pelo registro oficial, considerado prematuro por alguns cientistas, uma vez que a homologação se deu antes do início da terceira e última etapa de testes.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias