
Nesta sexta-feira (19) é celebrado o dia de um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, a Bandeira Nacional. Em 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, a Bandeira Provisória foi substituída pelo novo desenho, criado por Décio Vilares.
Conforme o comandante do CRPO Planalto, coronel Volnei Ceolin, a data homenageia um dos símbolos máximos do Brasil que representa o orgulho de ser brasileiro e demonstra o amor pela pátria. É o símbolo mais respeitado pela população, sendo que em quase todo lar e estabelecimento ela está presente.
De acordo com Ceolin, nesta sexta-feira, ao meio dia, acontece o tradicional evento de queima da bandeira. Aquelas que estão deterioradas, em razão do tempo, são incineradas por autoridades. O comandante explica que por se tratar de um símbolo nacional, a bandeira não pode ser jogada fora, portanto virou tradição todo dia 19 de novembro, as 12h em ponto, a queima das bandeiras antigas.
O processo está previsto em lei e é uma forma de homenagear o símbolo que fez sua parte enquanto esteve hasteada, preservando assim seus valores.