Crédito: Reprodução/Rede Social X Bombeiros e helicópteros das Forças de Autodefesa do Japão foram mobilizados nesta quarta-feira (19) para controlar um grande incêndio que devastou um bairro no sudoeste do país, deixando um morto, uma pessoa ferida e obrigando a retirada de mais de 170 moradores.
Segundo a equipe de resposta a desastres da prefeitura de Oita, um homem na casa dos 70 anos estava desaparecido e, posteriormente, um corpo foi encontrado, possivelmente pertencente a ele. Uma mulher de aproximadamente 50 anos teve ferimentos leves.
O incêndio começou na noite de terça-feira (18), impulsionado por fortes ventos, nas proximidades de um porto de pesca da cidade de Oita, na ilha de Kyushu. As chamas avançaram rapidamente para uma área de floresta, atingindo cerca de 4,9 hectares, segundo a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres. A causa ainda está sob investigação.
Mais de 200 bombeiros, dezenas de viaturas e dois helicópteros militares modelo UH-1 foram acionados para o combate ao fogo, que ainda não havia sido totalmente controlado quase 20 horas após o início. Pelo menos 170 casas foram danificadas ou destruídas. A região atingida fica próxima ao litoral, conhecido pela pesca de cavala, mas longe de áreas turísticas de águas termais e de vilas históricas.
A prefeitura informou que cerca de 260 residências permaneciam sem energia elétrica até a tarde de quarta-feira, no horário local. Em depoimento à agência Kyodo, uma moradora contou que precisou fugir rapidamente porque o fogo “se espalhou num piscar de olhos”.
A primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, publicou mensagem na rede X lamentando as perdas e garantindo que o governo fornecerá “todo o apoio necessário” às famílias afetadas. As informações são da Associated Press.



