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Quinta, 28 de março de 2024

Facebook foi beneficiado pelo Google em propaganda digital

Empresas fizeram pactos para ter os benefícios

20 de jan 2021 - 08h:30 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

O Google e o Facebook possuem um acordo com vantagens indevidas no mercado de publicidade digital, mostram documentos do processo antitruste liderado pelo Texas contra o gigante das buscas. Os papeis baseiam uma reportagem do último domingo (17) do jornal "New York Times".

O acordo incluía benefícios concedidos pelo Google ao Facebook na compra de espaços publicitários na internet.

Em troca, a rede social de Mark Zuckerberg se comprometeu a não criar um concorrente direto ao sistema de leilão do buscador e gastar um montante pré-definido todos os anos, cerca de US$ 500 milhões.

As duas empresas, juntas, representam mais do que 60% do mercado de publicidade digital, segundo um levantamento de 2019 da consultoria eMarketer.

O pacto entre as companhias foi citado pelo procurador-geral do Texas, Ken Paxton, em um processo que acusa o Google de conduta anticompetitiva. Paxton afirmou que a empresa "usou o seu poder de monopólio para controlar preços" no mercado de publicidade digital.

O Google é alvo de dois outros processos nos EUA: o Departamento de Justiça acusa a companhia de abusar de poder de mercado para impedir a concorrência e 38 estados e territórios americanos alegam monopólio sobre os mecanismos de busca e os mercados publicitários.  


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