O Google e o Facebook possuem um acordo com vantagens indevidas no mercado de publicidade digital, mostram documentos do processo antitruste liderado pelo Texas contra o gigante das buscas. Os papeis baseiam uma reportagem do último domingo (17) do jornal "New York Times".
O acordo incluía benefícios concedidos pelo Google ao Facebook na compra de espaços publicitários na internet.
Em troca, a rede social de Mark Zuckerberg se comprometeu a não criar um concorrente direto ao sistema de leilão do buscador e gastar um montante pré-definido todos os anos, cerca de US$ 500 milhões.
As duas empresas, juntas, representam mais do que 60% do mercado de publicidade digital, segundo um levantamento de 2019 da consultoria eMarketer.
O pacto entre as companhias foi citado pelo procurador-geral do Texas, Ken Paxton, em um processo que acusa o Google de conduta anticompetitiva. Paxton afirmou que a empresa "usou o seu poder de monopólio para controlar preços" no mercado de publicidade digital.
O Google é alvo de dois outros processos nos EUA: o Departamento de Justiça acusa a companhia de abusar de poder de mercado para impedir a concorrência e 38 estados e territórios americanos alegam monopólio sobre os mecanismos de busca e os mercados publicitários.