Menu
Quinta, 28 de março de 2024

‘Em abril o sistema de saúde pode entrar em colapso’, diz Mandetta

Mandetta afirma que estuda interrupção de transportes para evitar cenário em que número de leitos seja insuficiente

20 de mar 2020 - 18h:25 Créditos: Estadão Conteúdo
Crédito: (Dida Sampaio/Estadão) - Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta sexta-feira, 20, que até o final de abril o sistema de saúde brasileiro pode entrar em colapso pela epidemia do novo coronavírus. "Claramente, em final de abril nosso sistema de saúde entra em colapso. Colapso é quando você tem dinheiro, mas não tem onde entrar (nos hospitais)", afirmou, Mandetta, ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Eles participam de videoconferência com empresários sobre medidas de enfrentamento ao coronavírus.

O ministro disse que pretende atuar para tentar evitar esse provável cenário. "A gente está modelando para ver se trabalhamos com algumas interrupções, segurando o máximo dos idosos que são quem leva ao colapso do sistema", afirmou. 

Mandetta disse que o padrão de transmissão do vírus é "muito competente". De acordo com ele, a curva de transmissão do novo coronavírus ainda vai iniciar nos próximos 10 dias e o aumento de casos deve ter subida rápida em abril, maio e junho. O ministro previu a queda da curva de infecção só em setembro.

"Mais difícil do que fechar um shopping é saber quando reabrir", disse o ministro

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias