Menu
Sexta, 18 de outubro de 2024

Saiba quanto o Facebook perde quando o WhatsApp e o Instagram apresentam instabilidades

O dono dos apps perde a confiança dos usuários

20 de mar 2021 - 10h:25 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Os aplicativos do WhatsApp e Instagram tiveram instabilidade nesta sexta-feira (19). Os problemas da rede social e do aplicativo de mensagens aconteceram tanto na versão mobile quanto na web.

Não existe, até o momento, um cálculo específico para saber sobre os impactos que pode afetar o dono das redes sociais, Mark Zuckerberg, sobre os efeitos das quedas na receita anual do Facebook.  

O que se sabe é que, dos US$ 28 bilhões de faturamento da companhia no último trimestre de 2020, US$ 27,1 bilhões estavam ligados a publicidades veiculadas nas redes sociais. As falhas nos apps, portanto, podem acabar impactando a receita dos anúncios.

Mas não no curto prazo. "Mesmo quando falta energia nas nossas casas, não temos desconto na conta de luz, porque isso já está previsto nos pormenores do contrato. O mesmo acontece com os anúncios do Facebook", explica Johnny Silva Mendes, professor de economia da FAAP e pesquisador do Banco Digital Cactvs.  

O que pode acontecer, segundo Mendes, é que as empresas deixem de anunciar na rede social e busquem alternativas.  

"Se eu entendo que não está sendo saudável manter o anúncio no Facebook porque ele está caindo, é natural que eu busque outras opções", diz Mendes.

O que Zuckerberg perde, de acordo com Fabro Steibel, diretor executivo do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro (ITS), é a confiança dos usuários , o que para ele, também pode afetar a receita da companhia.  

"A confiança é uma das principais geradoras de novos negócios. A falta dela é uma preocupação para as empresas de tecnologia", explica.  

"É uma rachadura, não é uma quebra, mas é preocupante”.  

Steibel lembra que, da outra vez que aconteceram problemas no WhatsApp, aplicativos como o Signal e o Telegram cresceram.  

"O usuário quer que o serviço esteja sempre disponível. Você usa a tecnologia porque ela está sempre ali, quando ela começa a cair muito, você começa a pensar em alternativas", ressalta.  

As instabilidades podem impactar diretamente o bolso dos comerciantes que anunciam no Facebook e no Instagram.  

Se as redes parassem de funcionar por um dia, os negócios poderiam perder cerca de R$ 9 mil, de acordo com uma estimativa feita pelo professor Mendes a partir de dados da companhia Pedzap.

Em um mês, o valor saltaria para R$ 263.157,89, dinheiro que, principalmente em meio à crise econômica, é essencial.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias