
Após anunciar no sábado (18.mar) que mais de 800 mil jovens manifestaram interesse em se alistar para lutar contra os Estados Unidos, a Coreia do Norte lançou neste domingo (19.mar) mais um míssil balístico de curto alcance. Desta vez foi no Mar do Japão. A informação foi divulgada por japoneses e também por sul-coreanos.
No dia 16, o país já havia lançado um míssil intercontinental que seria o mais potente do arsenal norte-coreano. Desde então, autoridades de defesa dos Estados Unidos e da Coreia do Sul estão em estado de alerta e já começaram a fazer exercícios militares.
O Japão também reagiu. O vice-ministro da defesa japonês demonstrou preocupação com as possíveis consequências ao país. "São totalmente inaceitáveis e representam uma ameaça à paz e segurança do Japão, da região e da comunidade internacional".
De acordo com informações divulgadas por militares sul-coreanos, o míssil foi lançado da zona conhecida como Tonchang-ri e caiu 800 quilômetros depois. O artefato teria atingido uma altura equivalente a 50 quilômetros.