Na Rússia para uma visita de três dias ao presidente do país, Vladimir Putin, o presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que a China e a Rússia têm objetivos semelhantes e expressou esperança de que a relação entre os países ajude a manter a "justiça internacional".
"Esperamos que a parceria estratégica entre a China e a Rússia, por um lado, defenda a equidade e a justiça internacional e, por outro lado, promova a prosperidade e o desenvolvimento comum de nossos países.", afirmou Xi, que chegou a Moscou na manhã desta 2ª feira (20.mar)
O líder chinês também agradeceu ao convite de Putin e afirmou estar disposto a "trocar opiniões aprofundadas sobre as relações bilaterais e questões de interesse comum (entre os países)." com o seu homólogo russo.
A viagem do presidente chinês acontece poucos dias depois de Putin ser alvo de um mandado de prisão pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), por crimes de guerra relacionados à Ucrânia, e demonstra o apoio de Pequim ao presidente russo, alvo de sanções do Ocidente e cada vez mais isolado.
Estados Unidos e União Europeia anunciaram também nesta 2ª feira novos pacotes de apoio à Ucrânia. Os EUA vão enviar um pacote de ajuda militar extra de US$ 350 milhões ao país, enquanto o Conselho Europeu anunciou um acordo de 2 bilhões de euros em munição para a Ucrânia no próximo ano.
* Com informações da Associated Press