Menu
Terça, 04 de fevereiro de 2025

Novato porém temido: Conheça o Dourados Atlético Clube

Com pouco mais de 2 anos de existência, o Dourados já acumula diversos resultados positivos no estado

20 de abr 2023 - 15h:47 Créditos: Cássio Siqueira
Crédito: Instagram/DAC

Dourados-Segunda maior cidade do estado, cidade próspera economicamente, com moradores que amam o esporte mais popular do Brasil: O futebol.

Apesar disso, a cidade nos últimos 10 anos passou por uma grande dificuldade em conseguir manter clubes de futebol ativos, ocorrendo casos de falência, licenciamento, desistência e até mesmo mudança de cidade e como consequência, os moradores da maior cidade do interior do Mato Grosso do Sul se afastaram das arquibancadas do grandioso Estádio Fredis Saldivar(Douradão).

Em 2020, ano difícil no qual o mundo se encontrava em meio a uma pandemia, foi anunciado a desistência do clube que o douradense estava se apegando a torcer: O Sete de Setembro, ou seja, após 14 anos a cidade estaria sem um representante no Campeonato Sul Mato Grossense Série A, fato que deixou muitos amantes do futebol local chateados.

Porém no final do ano, alguns conterrâneos que almejavam resgatar o bom futebol e os anos de glória dos douradenses resolveram fundar o Dourados Atlético Clube/DAC : Que possui as cores da bandeira da cidade, inclusive levando a mesma dentro de seu escudo. O clube foi fundado no dia do aniversário do município: 20 de Dezembro.

Em seu aniversário no ano de 2020, a cidade de Dourados recebeu como presente o time de futebol que mais possui identidade com o município: O Dourados Atlético Clube    /Franz Mendes


Série B 2020

Com o Dourados formado, a equipe contou com um forte apoio da prefeitura local e de grandes patrocinadores visando disputar a Série B do estadual, que por conta da pandemia foi realizada entre janeiro e fevereiro de 2021. Em um campeonato de tiro curto que contou com a presença das seguintes equipes: Três Lagoas SC, Novo FC, União ABC e o Coxim AC, 

O regulamento era simples, grupo único onde todos jogavam contra todos em turno único e os 4 primeiros garantiam o acesso a Série A de 2021.

O primeiro jogo do DAC foi em pleno Douradão, sem a presença de torcedores por causa da restrição ocasionada pela pandemia de Covid-19 e o adversário foi o Coxim com o primeiro gol da história do clube sendo marcado pelo atleta Thiago. Já no segundo jogo o Dourados obteve um empate contra o União ABC fora de casa e no andar do campeonato mostrou toda a sua força com uma campanha na qual não perdeu nenhum jogo, conquistando o título no último jogo que foi contra o Novo em Campo Grande, partida em que o Dourados abriu o placar perto do fim da etapa inicial, aos 46 minutos, com Douglas. Já no segundo tempo, nos últimos 10 minutos, brilhou a estrela de Adriano. O jogador marcou quatro vezes nesse curto espaço de tempo - aos 35, 43, 44 e 45 minutos e garantiu o troféu para a equipe douradense.

Encerrada a Série B, a campanha do Dourados foi a seguinte: 2 vitórias e 2 empates em 4 jogos, conquistando 8 pontos e sendo campeão por maior saldo de gols que o vice, Três Lagoas.


O Dourados conseguiu conquistar o seu primeiro título já em sua estreia: A Série B de 2020  /Franz Mendes

Série A 2021

4 dias após o término da Série B de 2020, se iniciou a Série A de 2021 e o Dourados caiu no Grupo A com as equipes do EC Águia Negra, Aquidauanense FC, Novo FC e o Operário, sendo considerado o grupo mais difícil dessa edição.

O regulamento era simples: dois grupos de 5 times cada que teriam jogos de ida e volta entre as equipes da mesma chave, no fim dessa fase os últimos colocados de cada grupo eram rebaixados e os 3 primeiros de ambos avançavam a fase de hexagonal que se consiste em jogos de todos contra todos em turno e returno, sendo declarado campeão a equipe que somar mais pontos.

O Dourados iniciou sua campanha do jeito que terminou a Série B: Vencendo. O jogo de estreia na elite pantaneira foi logo contra um dos adversários mais complicados: O até então bi vice-campeão estadual Aquidauanense, porém o peixe dourado não se intimidou e venceu por 1x0,em jogo que a equipe recebeu o troféu e as medalhas do título da segunda divisão estadual.

O início foi tranquilo para a equipe auriceleste, com 4 vitórias em 4 jogos, o Dourados só foi conhecer a sua primeira derrota na história no jogo do returno contra o Aquidauanense no Estádio Noroeste com o revés de 2x0, porém a equipe não saiu dos trilhos e conseguiu avançar para o hexagonal como o líder do Grupo A, com 6 vitórias e 2 derrotas, conquistando 18 pontos.

Se na fase de grupos o Dourados começou bem, no hexagonal. que contou com as equipes do Aquidaunense, Comercial, Costa Rica, Operário e União ABC, foi o contrário: O auriceleste conheceu a sua primeira derrota em casa após perder de 1x0 para o Comercial de Campo Grande e logo em seguida amargou uma dura derrota fora de casa contra o Costa Rica por 3x0. Mas com o andamento da 2° fase, o Dourados conseguiu uma rápida recuperação e alcançou o vice-campeonato em seu ano de estreia em um jogo emocionante contra o Operário em Campo Grande, que teve 3 gols o Rilber garantindo o resultado de 4x2 e repercussão do clube a nível nacional no quadro Artilheiro Musical no Fantástico.

A campanha do Dourados no hexagonal se encerrou com 6 vitórias conquistadas, 2 empates e apenas 2 derrotas.

O ano de 2021 foi o melhor até agora da curta história do DAC, conquistando um honroso 2° Lugar  /Franz Mendes


Série A 2022

Com grande investimento e expectativa, o Dourados iniciou o ano de 2022 como o grande favorito ao título estadual, mantendo alguns jogadores do vice campeonato, o time douradense caiu no Grupo B com a presença das equipes do Águia Negra, Aquidauanense, Coxim e o CE Naviraiense.

O regulamento se seguiu o mesmo do último ano, mas diferente de 2021,o peixe dourado iniciou o campeonato muito mal, no qual teve até mesmo que jogar uma partida em Rio Brilhante por falta de laudos do Estádio Douradão. Nos dois primeiros jogos a equipe amargou 2 empates contra o azarão Coxim e o Águia Negra que estava em sua maior crise da história.

Porém a equipe conseguiu uma recuperação e novamente avançou para o hexagonal, porém como 2° colocado do seu grupo com 3 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota.

O hexagonal de 2022 foi traumático para o DAC, com a troca de técnico realizada no final da fase de grupos, a equipe iniciou com uma sequência dolorosa de 3 derrotas seguidas e um empate, praticamente liquidando as chances de título para o time douradense, apesar da vitória que quebrou a sequência negativa, as duas partidas seguintes foram as piores da curta história do Dourados: Duas goleadas, sendo uma fora de casa contra o Naviraiense e a outra que foi a pior de sua história, um 5x1 para o Costa Rica em pleno Douradão que estava vazio, assim como foi no estadual todo, graças a restrição de público por questões de segurança.

Já sem chances de titulo, o DAC jogou as últimas 3 partidas e arrancou 2 vitórias e uma derrota contra o Operário, que viria a ser o campeão daquele ano. A campanha traumática do peixe dourado no hexagonal de 2022 terminou com 6 derrotas, um empate e apenas 3 vitórias, conseguindo um 4° lugar.

O estadual de 2022 foi esquecível para o torcedor douradense, sofrendo goleadas e decepções  /Franz Mendes


Série A 2023

Apostando em uma renovação quase que completa do elenco de 2022, mantendo apenas o técnico Chiquinho e 3 jogadores, o Dourados novamente foi cotado como um dos grandes favoritos ao título estadual, principalmente por causa da liberação de público no estádio Douradão e como é de costume, um novo regulamento no estadual foi aprovado: 2 grupos de 5 times no qual os últimos de cada são rebaixados e os 4 primeiros dos dois avançam para uma fase de mata mata em jogos de ida e volta até a final.

O Dourados caiu novamente no Grupo B e contou com a presença do Aquidauenense, Ivinhema, Novo que foi para Sidrolândia e o antigo Operário de Dourados, que no ano anterior se mudou para Caarapó se intitulando como Operário Caarapoense.

A estreia foi frente a seus torcedores contra o velho conhecido, Aquidauanense, e a equipe auriceleste não decepcionou e venceu por 1x0. Na partida seguinte o Dourados foi derrotado pelo Ivinhema no estádio Saraivão em um jogo polêmico. Apesar do revés em Ivinhema, O peixe dourado alcançou uma sequência positiva de 5 jogos invictos fechando a primeira fase disparado como o líder do Grupo B e com a segunda melhor campanha geral, atrás do Costa Rica apenas pelo saldo de gols.

Nas quartas de final, o Dourados teve como adversário o 4° colocado do Grupo A,o Coxim. Por ter uma campanha melhor que a equipe do norte do estado, o jogo decisivo foi realizado no estádio Douradão, mas antes, o auriceleste foi a Coxim e trouxe o resultado de 2x0 para a volta contando já com a vantagem de poder avançar com dois resultados iguais. Em um jogo fácul, o Dourados massacrou a equipe do Coxim por 6x0 e na semi-final foi encarar o Operário FC que havia eliminado o Novo após reverter uma derrota de 2x0 fora de casa, vencendo em Campo Grande por 4x1, e como o Dourados conquistou uma campanha melhor que a do Operário, novamente o jogo decisivo seria no Douradão.

O jogo de ida, realizado no Estádio Jacques da Luz em Campo Grande, o auriceleste amargou a sua segunda derrota no estadual, em um resultado negativo de 2x1, o Dourados havia perdido a sua vantagem de um empate para poder avançar a final do estadual.

O jogo da volta contou com o maior público do estadual, com mais de 4 mil torcedores, que aliás foi o ponto forte do Dourados em 2023: A maior média de público do estado. Em uma partida pegada e morna, o peixe não conseguiu reverter a derrota sofrida na ida e foi eliminado após empatar em 0x0, mesmo tendo várias chances de abrir o marcador para garantir a sua ida na final contra o Costa Rica.

O Dourados encerrou 2023 como o melhor mandante do estado: 5 vitórias e um empate em 6 jogos realizados no Fredis Saldivar.

Apesar de não chegar a final da edição de 2023, o Dourados realizou uma campanha  memorável, recheada de grandes jogos e momentos marcantes para o torcedor auriceleste  /Franz Mendes
A torcida foi o ponto forte do Dourados em 2023   Cleber Soares / Dourados Esportivo

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias