Menu
Sábado, 20 de abril de 2024

Frigoríficos no Estado de Mato Grosso do Sul se tornaram centros de contaminação de coronavírus

Após quase 30 notificações, MPT vê escalada do coronavírus em frigoríficos de MS

20 de mai 2020 - 17h:43 Créditos: Fonte, midiamax.
Crédito: Foto ilustrativa.

Em abril, o MPT (Ministério Público do Trabalho) notificou quase 30 indústrias frigoríficas de Mato Grosso do Sul para que seguissem recomendações e práticas sanitárias que ajudassem a conter o contágio e disseminação do novo coronavírus (Covid-19) entre empregados e prestadores de serviços internos e externos. Com a chegada de maio, três frigoríficos no Estado se tornaram centros de contaminação e voltaram a chamar a atenção do órgão.

Nesta semana, segundo sua assessoria, o MPT solicitou nova inspeção da Vigilância em Saúde de Bonito na sede do Franca Comércio de Alimentos Ltda. Lá, 3 funcionárias testaram positivo para a Covid-19. As atividades do frigorífico foram interditadas por 7 dias a contar de 10 de maio, com isolamento de todas as pessoas que trabalhavam no ambiente das mulheres ou compartilhavam transporte ao trabalho com elas, bem como seus familiares.

A Secretaria Municipal de Saúde de Bonito registrou 14 casos de coronavírus relacionados ao frigorífico, entre funcionários e familiares, e monitora outros resultados –até o momento, a cidade teve 17 pacientes com a doença. O MPT pretende verificar se o Franca adotou as ações do plano de contingenciamento apresentado na segunda-feira (18) e espera que a unidade informe o total de funcionários com Covid-19, o tempo de afastamento e se continuará parado.

Guia Lopes da Laguna

Segundo município do Estado em volume de casos (118 até esta quarta-feira), Guia Lopes da Laguna viu o coronavírus chegar à cidade no fim de abril, a partir de um motorista que teve contato com 2 dos 311 funcionários do Frigorífico Brasil Global Agroindustrial. Dias depois, o colaborador anunciou ter Covid.

No início do mês, 5 funcionários deram positivo para a doença: um primeiro que testou e 4 que apresentaram febre e, na sequência, foram submetidos a exames que confirmaram a infecção. O Brasil Global suspendeu os trabalhos por 15 dias em 8 de maio e pretende reabrir nesta sexta-feira (22), de forma gradual –com metade do quadro de pessoal.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Guia Lopes, 61 empregados do Brasil Global foram infectados pelo vírus (mais da metade dos pacientes da cidade). Nesta quinta-feira (21), mais 190 serão testados.

O MPT anunciou diligência na unidade para verificar se as medidas previstas no plano de contingenciamento do frigorífico, entregue nesta semana, serão seguidas, e também para obter um panorama sobre o total de funcionários suspeitos e infectados.

Reserva Indígena

Dos 67 casos de Covid-19 confirmados em Dourados na terça-feira, 31 ocorreram na Reserva Indígena. Conforme o MPT, a expansão da doença nas áreas das aldeias Jaguapiru e Bororó começou com um funcionário do frigorífico JBS (Seara) que testou positivo para a doença e manteve contato com dezenas de moradores.

Os casos foram confirmados após testagem em parte dos cerca de 18 mil moradores, que, em boa parte, não têm acesso à água encanada e equipamentos de proteção, ou mesmo à alimentação adequada.

O MPT aponta preocupação com a unidade da Seara e também da BRF Foods (Sadia/Perdigão) e apura, junto do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus e da Secretaria Municipal de Saúde se as unidades adotaram protocolos de biossegurança para evitar a proliferação da Covid-19. As empresas devem informar o total de casos confirmados entre seus empregados.

A Procuradoria do Trabalho vem orientando frigoríficos a reorganizarem as plantas, de forma que os funcionários fiquem a, pelo menos, 1,8 metro uns dos outros. Refeitórios e vestiários devem funcionar com escala de entrada e saída, sem compartilhamento de armários, e superfícies de trabalho e equipamentos precisam ser higienizados regularmente –nos setores administrativos, a recomendação é para instalação de filtros que permitam alta eficiência na renovação do ar.

Funcionários que apresentem sintomas da Covid-19 devem ser afastados. O MPT também quer saber se houve negociação para redução da atividade nos frigoríficos aos serviços essenciais em relação ao abastecimento da população e outras medidas tomadas para proteger trabalhadores e colaboradores.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias