Menu
Sexta, 29 de março de 2024

Grávidas que tomaram a primeira dose da vacina Astrazeneca tem que esperar o fim da gestação para completar o esquema vacinal

As puérperas tem que esperar 45 dias após o parto

20 de mai 2021 - 14h:24 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

O Ministério da Saúde informou que as gestantes e puérperas, incluindo as sem fatores de risco adicionais, que tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca, devem aguardar o fim da gestação e do período puerpério (até 45 dias pós-parto) para completar o esquema vacinal.

De acordo com o ministério, até 10 de maio mais de 15 mil grávidas foram vacinadas com o imunizante da AstraZeneca no Brasil.

A decisão do ministério resolve um impasse criado depois que o governo determinou que a vacinação de grávidas e de puérperas deve ser restrita somente às mulheres com comorbidades e elas devem receber apenas as vacinas CoronaVac e da Pfizer.

A determinação vale até que sejam concluídas as análises de um caso raro de morte de uma gestante de 35 anos por causa de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC) que pode ter ligação com o uso da vacina AstraZeneca.

O óbito ainda está em investigação e segundo o governo federal, ainda não está comprovado que a vacinação tenha causado a complicação na gestante.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias