
Hoje (20) a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) suspendeu a produção do imunizante da Astrazeneca, por falta de insumos importados da China.
A previsão é que no próximo sábado (22) chegue dois lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo, para produzir 12 milhões de doses de vacina contra a covid-19.
“Com as novas remessas, as entregas de vacinas estão asseguradas até a terceira semana de junho”, afirmou a fundação em nota.
Segundo a Fiocruz, com o rápido escalonamento que a produção de vacinas atingiu, as remessas de IFA vêm sendo consumidas antes do tempo previsto inicialmente.
“O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta”, informou a fundação.
Por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), a fundação já entregou 34,9 milhões de vacinas ao PNI (Programa Nacional de Imunização), do Ministério da Saúde.
O Instituto Butantan deverá receber na quarta-feira (26), quatro mil litros de insumos vindos da China para continuar a produção da vacina Coronavac. Com esse novo lote dá para produzir mais sete milhões de doses.