
Ontem (19) um rapaz nadou com garrafas de plástico amarradas em seu corpo, para flutuar, na fronteira entre a Espanha e Marrocos. O jovem chegou ao enclave espanhol de Ceuta.
Ceuta está localizado no continente da África, que fica em um pequeno pedaço da Espanha cercado por território marroquino, na beira do Mar Mediterrâneo.
O jovem conversou com soldados emocionado, antes dele ir para a praia de El Tarajal e tentar escalar uma parede de pedras.
As autoridades espanholas falaram que crianças de até sete anos já chegaram à região, desacompanhadas.
Muitos dos que foram mandados de volta ao Marrocos dizem que estão determinados a voltar para Ceuta novamente e quando a neblina densa da tarde desceu na quarta, centenas de jovens fizeram uma nova tentativa de se aproximar da cerca de metal de 6 metros de altura antes de serem dispersados pela polícia marroquina.
No extremo norte do Marrocos, em frente a Gibraltar e com uma população de 80 mil habitantes, Ceuta se tornou um ímã que atrai refugiados que buscam um caminho rápido para a Europa, mas sua popularidade diminuiu nos últimos anos depois que as autoridades da região passaram a reprimir a circulação de migrantes naquela fronteira.