Menu
Quinta, 28 de março de 2024

OMS declara o fim da segunda epidemia de ebola na Guiné

Vírus reapareceu no país em janeiro. Autoridades derrotaram doença graças à experiência adquirida entre 2013 e 2016

20 de jun 2021 - 13h:55 Créditos: Linckon Lopes
Crédito: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou oficialmente no último sábado (19) o fim da segunda epidemia de ebola na Guiné, alguns meses depois do ressurgimento desta doença derrotada graças à experiência adquirida entre 2013 e 2016.

"Tenho a honra de falar neste dia da declaração do fim da doença do vírus ebola" na Guiné, disse o responsável da OMS, Alfred Ki-Zerbo, durante uma cerimônia em Nzérékoré (sudeste), onde o vírus reapareceu no final de janeiro.

"Gostaria, em nome do Estado, de declarar o fim do ressurgimento da doença do vírus ebola na República da Guiné", afirmou o ministro da Saúde desse país, Rémy Lamah.

Segundo um comunicado da OMS divulgado no sábado, foram registrados 16 casos confirmados e sete prováveis nesta segunda epidemia na Guiné. Onze pacientes sobreviveram e 12 morreram.

O comunicado não especifica se esses 12 mortos correspondem a todos os casos confirmados. Um balanço anterior fornecido pela OMS na quinta-feira informava cinco mortos.

A epidemia de 2021 foi rapidamente derrotada em comparação com a anterior.

A epidemia de 2013-2016 - considerada a pior provocada pelo vírus desde que foi detectado em 1976 - apareceu na Guiné e se espalhou para os vizinhos Libéria e Serra Leoa, matando 11.300 pessoas. No entanto, segundo a OMS, este saldo estaria subestimado.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias