Uma das maiores estreias do ano, "Barbie" chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 20 de julho. A produção, no entanto, não se trata de um longa-metragem infantil.
Conforme já revelado pela sinopse, a história se passa na "Barbieland", o mundo mágico das Barbies, e uma das bonecas acaba indo para o mundo real e descobrindo algumas verdades sobre sua realidade.
Trama complexa e temas existenciais
Segundo a People, críticos afirmam que "Barbie" inclui temas que podem ser mais familiares para os adultos do que para as crianças, intercalados com piadas que agradam a todos. Entre eles, estão o patriarcado e o papel de gêneros na sociedade.
Como já revelou um trailer do filme, a personagem Margot Robbie pergunta: "Vocês já pensaram em morrer?". A frase é dita enquanto Barbie parece estar dançando alegremente, e esse é apenas um exemplo da combinação de reflexões existenciais envolta na estética colorida que a produção traz.
Quando a Barbie e o Ken saem da "Barbieland" e entram no mundo real, o filme explora o contraste entre a fantasia e a realidade da sociedade moderna. Barbie, inclusive, dá um tapa em um homem por ter tocado seu bumbum. "É sobre como as mulheres são tratadas e vistas no mundo - em um grau às vezes surpreendente", afirmou um fonte à People.
No filme, Barbie e Ken sabem que não possuem genitálias.
De maneira bem-humorada, inclusive, um personagem faz referência direta a cada uma de suas partes íntimas ausentes.
Além dos tópicos adultos, o filme também traz uma linguagem mais madura em alguns momentos. Ainda segundo o site norte-americano, palavras como "put*" e "porcaria" aparecem no longa, assim como "filho da put*", que é bipado para trazer um efeito cômico.
Greta Gerwig, diretora da produção, disse à People: "Inventamos coisas como bonecos para explicar a nós mesmos o que significa ser humano? Parte de mim se perguntou se havia uma maneira de permitir que a boneca também tivesse essa humanidade.".
Já o ator Simu Liu, uma das várias estrelas do filme, falou em entrevista à Vanity Fair que "Barbie" é "realmente sobre encontrar você". "Você não precisa ser loira, branca ou X, Y, Z para encarnar o que significa ser uma Barbie ou um Ken", revelou.
Qual é a classificação etária de Barbie?
Nos Estados Unidos, o filme é recomendado para maiores de 12 anos, por conter "referências e breves linguagens sugestivas".
No Brasil, a classificação indicativa também foi confirmada em 12 anos. Aqui, a classificação indicativa de uma obra é definida pelo Ministério da Justiça.