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Terça, 16 de abril de 2024

Instagram Story: Como Engajar e Vender Mais com a Ferramenta

20 de set 2021 - 14h:09

Instagram

Se você ainda não enxerga o Instagram Story como uma forma para vender mais, saiba que está perdendo dinheiro todos os dias

Isso porque essa ferramenta foi criada justamente para te ajudar a engajar mais com os seus clientes, por meio de vídeos curtos ou imagens interativas. 

Além disso, existem vários recursos que só o Instagram Story oferece para você utilizar e vender muito por lá… 

Quer saber quais são e como usá-los da forma correta?

Então, continue a leitura e saiba como engajar e vender mais com o Instagram Story! 

No vídeo abaixo, a Ana Clara Magalhães, diretora de Inbound Marketing do Ecommerce na Prática, mostra como aumentar o engajamento no Instagram Story e, principalmente, como ganhar mais inteligência a respeito da sua audiência.



O Instagram Story é mais poderoso do que você imagina

Diferente dos posts no feed, os vídeos curtos geram um sentimento de proximidade com seguidores, mas claro, desde que você converse normalmente sobre temas relacionados ao seu nicho, sobre os seus produtos, entre outras coisas…

E não precisa postar apenas vídeos nos Stories, você também pode criar imagens, tirar fotos e publicar para que as pessoas possam ver durante o dia. 

Dessa forma, não é necessário fazer diversas publicações no feed em um só dia, o importante é  manter um relacionamento ao longo do dia com os seus seguidores.

Mas, não adianta você postar vários stories e não fazer com que as pessoas engajem com os seus conteúdos… 

A ideia é que a maioria das pessoas olhe as suas publicações e interaja de alguma forma, seja por meio de comentários ou de reações. 

Por isso, é importante saber como aumentar o engajamento por lá. 

E nós selecionamos algumas ideias para você aumentar o engajamento da sua marca dentro do Instagram, todas envolvendo o uso dos Stickers! 

Mas o que são os Stickers do Instagram?

Você pode até achar que não conhece, mas provavelmente já deve ter utilizado… 

Os stickers são todos aqueles recursos que ficam disponíveis nos stories, como GIF’s, localização, caixa de perguntas, hashtags, contagem regressiva, enquetes, testes, etc.

Eles foram criados para te ajudar no envolvimento com as pessoas, oferecendo mais possibilidades de interação com os seguidores de forma criativa e dinâmica. 

Só que não é todo mundo que sabe utilizá-los de forma estratégica e inteligente… 

O nosso objetivo aqui é mostrar para você como utilizar os stickers não só para engajar, mas também para conhecer mais a sua persona, melhorar a comunicação e vender mais. 

Então, selecionamos os principais stickers que são os mais usados por empresas estrategicamente. 

Confira: 

1 – Use Enquetes

Quem nunca votou em uma enquete no Instagram Story? As pessoas adoram votar em enquetes! Então, por que não usar no perfil do seu negócio?

É aliar o útil ao agradável…

As enquetes vão ajudar a aumentar o potencial dos seus Stories não só para ter mais engajamento, mas também para conhecer mais a sua audiência e os produtos que elas mais gostam. 

Não sabe como fazer isso? Vamos te dar alguns exemplos…

Vamos supor que você quer saber qual produto os seus seguidores preferem… É o produto X ou o produto Y? 

Para descobrir a resposta, você pode criar uma imagem comparando dois produtos e nessa mesma imagem, colocar o sticker de enquete com a seguinte pergunta: “Qual deles você mais gosta?”  e inserir as respostas para as pessoas votarem. 

É bem simples, né? Mas traz resultado!

2 – Caixinha de Perguntas no Instagram

Outro Sticker muito interessante do Instagram Story é a caixinha de perguntas, na qual você pode tirar dúvidas dos seus clientes por lá de uma forma descontraída. 

Ela parece um pouco com as enquetes, mas a diferença é que o seu seguidor pode enviar uma resposta personalizada para o seu direct e você pode responder por mensagem ou por meio de um novo story.

Inclusive, nós fazemos isso aqui no EnP e respondemos as perguntas da nossa audiência durante a semana. 

Aliás, caso tenha alguma dúvida sobre Ecommerce, fique atento à nossa caixinha de perguntas lá no perfil do instagram, ok? 

A verdade é que as pessoas se sentem muito mais especiais quando a pergunta que elas enviaram é respondida….

Essa é uma forma de mostrar que a sua marca realmente se importa com a opinião ou questionamento do cliente. 

Mais uma dica com relação a essa proximidade com os clientes: responda as perguntas por vídeo!

Apesar de não ser um requisito essencial, o vídeo falado, aquele que você aparece e responde a pergunta, envolve muito mais a sua audiência, aproximando a marca do cliente… 

Faça o teste e depois conta aqui nos comentários o resultado.

3- Resposta de pergunta com Sticker de Emoji

Um Sticker que é ótimo para aumentar o engajamento do seu Instagram é o Sticker que você pode arrastar o emoji para responder uma pergunta. 

É no mesmo formato da caixinha de perguntas, mas nele você consegue arrastar o emoji para dizer mais ou menos o quanto você gostou do conteúdo. 

Dependendo do Emoji que você utilizar, ele pode medir o grau de humor das pessoas a respeito de algum assunto. 

Mesmo não sendo um Sticker tão utilizado no Instagram Story, nós já fizemos o teste e as pessoas realmente interagem com esse tipo de story. 

Então, pode ser interessante para o engajamento do seu perfil!

4 – Quiz

Agora, vamos falar sobre o Quiz, outro sticker muito utilizado no Instagram Story… 

O quiz é interessante para você testar os conhecimentos da sua audiência sobre um assunto que envolve a sua marca. 

Por exemplo, vamos supor que você vende produtos de beleza. Você pode criar um Quiz divertido sobre qual produto é melhor para determinada finalidade (ex: melhor produto para finalização de cachos) e colocar as respostas. 

Essa é uma maneira de educar a sua audiência de uma maneira divertida e descontraída, apresentando os produtos, mostrando para que eles servem, os valores, entre outras informações que você considera relevantes. 

Deu para perceber os vários recursos interativos que o Instagram Story oferece e todos eles são incríveis para você estimular a interação com os seus seguidores…

Portanto, utilize todos eles!  A ideia é usar cada vez mais de forma criativa. 

E lembre-se: esses aqui são os principais recursos que nós selecionamos, mas tem outros que você também pode utilizar de forma estratégica e inteligente para conhecer a sua audiência, engajar e vender mais! 

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