O Facebook Inc está planejando mudar de nome para refletir seu foco na construção de um metaverso, relatou o site especializado em tecnologia Verge na terça-feira (19/10). A publicação cita uma fonte com conhecimento direto do assunto.
A mudança seria uma tentativa de distanciar a gigante da mídia social de uma série de escândalos embaraçosos. O mais recente envolve a ex-funcionária Frances Haugen, que divulgou uma coleção de documentos apelidados de ‘Arquivos do Facebook’ para o Wall Street Journal.
Um relatório da Global State of Small Business mostra que 52% das pequenas empresas no Brasil que operam no Facebook dizem que o fluxo de caixa será um desafio nos próximos meses.
O site e aplicativo de mídia social original da empresa – Facebook – provavelmente manterá seu apelido, mas Facebook Inc., a empresa controladora que também possui Instagram e WhatsApp, terá outro nome.
Ainda segundo o portal, o CEO Mark Zuckerberg planeja falar sobre a mudança de nome na conferência anual Connect da empresa, em 28 de outubro. No entanto, a revelação pode ocorrer antes, afirmou o site.
A reformulação da marca provavelmente posicionaria o aplicativo de mídia social do Facebook como um dos principais produtos de uma empresa controladora, que supervisiona grupos como Instagram, WhatsApp, Oculus e outros, acrescentou o relatório.
Metaverso
O termo metaverso refere-se a ambientes de mundo virtual compartilhados, que as pessoas podem acessar através da internet. Isso se refere a espaços digitais que se tornam mais realistas com o uso de realidade virtual ou realidade aumentada.
Apagão das redes sociais
No começo do mês, outra crise abalou o Facebook. Um erro no momento de configurar os roteadores de backbone (esquema de ligações centrais de um sistema de redes) que possibilitam o tráfego de dados entre as plataformas, causou uma pane global que tirou do ar por 7 horas, além do Facebook, Instagram e WhatsApp. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários.