Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Previsão de produção recorde de grãos na safra 2020/21

Com uma estimativa de 268,9 milhões de toneladas

20 de nov 2020 - 08h:42 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

De acordo com o 2º levantamento da safra de grãos 2020/21, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento a Conab, o Brasil deverá produzir 268,9 milhões de toneladas de grãos. O número supera em 11,9 milhões de toneladas o que foi produzido na temporada de 2019/2020.  

Na comparação com as estimativas apresentadas o volume estimado no mês passado, houve aumento de 269 mil toneladas. Com este resultado, o Brasil caminha para bater novo recorde, após já ter se tornado o maior produtor mundial. E segundo a Conab, deve se manter até o próximo plantio, uma vez que a soja praticamente alcançou o nível esperado da safra passada mostrando a capacidade de produção do país. A previsão é de que sejam cultivados 67,1 milhões de hectares (número 1,8% maior do que o da safra passada).

A nova estimativa considera a recuperação da produtividade das culturas da soja e do milho primeira safra, severamente prejudicadas pela estiagem em 2019, em especial no Rio Grande do Sul.  

De acordo com a Conab, a produção do grão deve chegar a 135 milhões de toneladas, em uma área estimada em 38,2 milhões de hectares. A safra total de milho também deverá ser a maior da história, com produção de uma estimativa em 104,9 milhões de toneladas, produzidas em uma área total de 18,4 milhões de hectares.

Apesar do atraso das chuvas e o baixo índice da média que aconteceu em setembro/outubro; ainda há a possibilidade de recuperação inclusive em regiões de potencial de produtividade; sendo que o  problema para culturas como a soja normalmente são quando ocorre veranicos em dezembro ou janeiro, a depender do momento do plantio ou localidade do País.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias