No dia 16, quinta- feira da semana passada aconteceu a partir das 10:00 horas um evento para se comemorar o bicentenário de nascimento do Tenente Antonio João Ribeiro.
Nascido em Poconé-MT no dia 24 de novembro de 1823, foi morto pelas forças paraguaias no dia 29 de dezembro de 1864 juntamente com 14 soldados por ocasião da invasão do Brasil.
Meu bisavô Major João Luiz Gomes foi depois dele o último diretor da Colônia.
Desativada, requereu ao Império cerca de 2.600 hectares para ele e seus soldados e à área deu o nome de fazenda da Resignação.
Falecido no ano de 1901 a maioria dos herdeiros vendeu o seu quinhão, mas sua filha Sylvia Gomes no entanto a pedido do exercito doou cerca de 30 hectares da sua herança no ano de 1957. No lugar foi construído um parque histórico com um museu, implantado pelo Coronel Cancelo Santiago.
Falecida a doadora, sua sepultura foi construída na entrada à direita do referido parque. Depois do óbito do Coronel Cancelo seu corpo foi sepultado ao lado da doadora.
Atualmente uma guarnição de militares do 10 RC de Bela Vista dá manutenção ao parque. O museu foi revitalizado e ali postado um painel, inaugurado com a presença dos familiares que ali estiveram em minha companhia. Lá no espaço narra-se a história da familia Gomes, do Major, sua filha e neta Lourença Gomes Martins hoje com 100 anos e 20 dias, nascida ali, residindo hoje na cidade de Dourados-MS.
Participei do evento a convite do CMT Militar do Oeste General de Exército Luiz Fernando Estorilho Bragança.
Participo dessas festividades anualmente e no dia 20 de dezembro de 1987, escrevi uma matéria sobre o parque com o título Homenagem póstuma ao Major João Luiz Gomes, publicado pelo Jornal O Progresso.
Dourados-MS, 20 de novembro de 2023.
José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado segundo tenente reservista de artilharia.