O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) nomeou Jacequara Dantas da Silva como nova desembargadora do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). A confirmação foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) desta sexta-feira (21).
A definição ocorre após a lista tríplice apresentada na quarta-feira (19) pelo Ministério Público Estadual. Além de Jaceguara, disputavam a vaga Antônio Siufi Neto e Esther Souza de Oliveira. Esther teve 33 votos, em segundo ficou Jaceguarara com 26 votos e com 21 votos ficou Siufi.
Jaceguara era procuradora de Justiça há 27 anos o Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Foi a primeira titular da 67 Promotoria de Justiça de Campo Grande - , Direitos Humanos.
Ela sempre trabalhou com o tema diversidade em todas as suas vertentes, especialmente, gênero e raça. Em sua descrição, Jaceguara diz ser uma pessoa que acredita que um mundo melhor é um mundo democrático, com igualdade de oportunidade para todos, em que o valor da igualdade possa ser exercido em sua plenitude.
Em 2018, publicou o livro “Ministério Público e Violência contra a mulher - do fator gênero ao étnico-racial”.