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Segunda, 09 de junho de 2025

Prefeitura de Naviraí em parceria com Assomasul e Itaipu Binacional, abrem inscrições para cursos de pós-graduação totalmente gratuito a todos os servidores

Inscrições podem ser feitas ate dia 05/02

21 de jan 2025 - 08h:22 Créditos: Da Redação
Crédito: (Reprodução)

Estão abertas as incrições para o curso de pós-graduação para servidores da prefeitura de Naviraí. A oferta é através da parceria entre o poder Executivo municipal, Assomasul e Itaipu 4.0

Podem participar todos os servidores efetivos e contratados, com ou sem nível superior. Está uma oportunidade para que os funcionários municipais consigam mais uma qualificação e estando aptos para as novas oportunidades que irá dentro da função que cada um exercem.

O curso inicia em 14/02 e terá duração entre 10 e 15 meses, com aulas também presenciais.

O prefeito Rodrigo Sacuno através de sua gestão vem trabalhando em prol da população dando a cada naviraiense um dia melhor e, está oportunidade vem de encontro da transformação que Naviraí vem vivendo nos últimos dias. Está é uma oportunidade única para servidores poderem se capacitarem e ter um algo a mais em seu currículo.

Confira o tira dúvidas fique por dentro e não perca está oportunidade:

PROGRAMA ASSOMASUL ITAIPU 4.0

PERGUNTAS FREQUENTES

Qual o prazo para realizar as inscrições?

de 13 de janeiro a 05 de fevereiro de 2025


Qual a data de início?

14 de fevereiro de 2025


Quem pode se inscrever?

Servidores públicos municipais, independentemente do regime de contratação, vinculados aos 35 municípios contemplados da ASSOMASUL


Como saber se meu município faz parte do programa?

Os municípios contemplados são: Amambai, Angélica, Antônio João; Aral Moreira, Batayporã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Ivinhema, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Vicentina.


Quais os cursos ofertados?

Pós-graduação em Autismo (370h), Pós-graduação em Alfabetização e Letramento (420h), Pós-graduação em Gestão do Esporte e Lazer (420h) e Pós-graduação em Licitações e Contratos sob o viés da lei nº14.133/21 (360h).

Todos os cursos são ofertados pela Faculdade Pólis Civitas e registrados no Ministério da Educação – MEC.


Preciso ter nível superior para participar da formação?

Não! Caso o servidor não possua diploma de nível superior, ele terá acesso aos conteúdos normalmente e receberá o certificado de extensão – formação continuada.


O título de especialista (pós-graduação lato sensu) será emitido aos servidores graduados, que encaminharem a documentação comprobatória à instituição de ensino.


Ou seja, independentemente do seu nível de escolaridade, você poderá participar do programa. O que vai mudar, é a certificação, de acordo com a comprovação do servidor.


Após fazer a inscrição, quando saberei se fui contemplado(a)?

A instituição de ensino fará contato no dia 10 de fevereiro informando o status da sua inscrição. Caso tenha sido deferida, o candidato terá até o dia 13 de fevereiro para confirmar sua matrícula, realizando o primeiro acesso ao ambiente virtual de estudos.  


Como e quando serão as aulas?

O servidor acessará às aulas por meio de uma plataforma de estudos, com seu respectivo login e senha. Cada matéria é composta de videoaulas gravadas, materiais de apoio, composto por apostila, slides e indicações complementares, fórum e avaliação.  

Quem define o melhor dia e horário para estudar é o próprio aluno, de acordo com sua disponibilidade e rotina.

As disciplinas são liberadas de acordo com um cronograma específico para cada curso.


Haverá aulas presenciais?

Sim! O programa contemplará encontros presenciais regionalizados. É uma excelente oportunidade de interagir com outros alunos e com um renomado palestrante. Mas não se preocupe... a participação nas aulas presenciais é opcional. Ou seja, o não comparecimento nos encontros não impedirá a conclusão do curso e sua certificação.


DICA: em dezembro de 2025 realizaremos uma solenidade de encerramento, com a presença dos melhores alunos do curso. Além do desempenho acadêmico, a frequência nas aulas presenciais, mesmo sendo opcional, poderá ser um critério para participação nessa grande festa


Terá trabalhos e TCC?

Não! O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais critério necessário para obtenção de título de especialista – CNE/CES Nº01/2018 do Ministério da Educação.


Qual o prazo para concluir o curso?

de 10 a 15 meses. Ou seja, de dezembro de 2025 a maio de 2026.

IMPORTANTE: Não existe prazo modular. Uma vez aberta uma disciplina, ela fica disponível até o final do curso, mesmo que uma nova temática seja liberada.


Quais os critérios de avaliação?

O aluno precisará obter média igual ou superior a 7,0 em cada disciplina. Essa média será obtida por meio da “avaliação on-line”.

Ao final de cada disciplina, o sistema disponibilizará uma prova com 10 (dez) questões objetivas, com 4 (quatro) opções de resposta, sendo apenas uma correta. O aluno precisa acertar, minimamente, 7 (sete) das 10 (dez) questões.


Serão até 3 (três) tentativas automáticas – com questões diferentes – e até 60 (sessenta) minutos, por tentativa, para finalizar a avaliação.

O que acontece se eu não obtiver média na prova?

Caso o aluno não consiga média necessária nas três tentativas automáticas, poderá solicitar, via protocolo no canal de tutoria, a disponibilização de novas tentativas.

A solicitação será analisada e novas chances serão habilitadas. Esse protocolo pode ser feito sem nenhum ônus, desde que esteja dentro do prazo de conclusão geral do curso.


O que são atividades obrigatórias e o que são atividades opcionais?

São atividades obrigatórias: acessar à plataforma de ensino, às videoaulas, os materiais de apoio e realizar e obter aprovação nas avaliações on-line modulares.

São atividades opcionais: aulas presenciais, participação em fóruns e webinários.

Posso cancelar minha matrícula?

O aluno poderá cancelar sua matrícula em até 7 (sete) dias após a confirmação da matrícula. Após esse prazo, não será mais possível cancelamento.


Será necessário enviar documentação?

Somente os servidores graduados precisarão encaminhar documentação comprobatória. A instituição de ensino disponibilizará a lista de documentos e o canal de envio.

Os servidores não graduados, que cursarão como “extensão/formação continuada” não precisarão encaminhar documentação.

Posso trocar de curso?

Não! O servidor precisa indicar, no ato da inscrição, o curso pretendido. Não será possível alterar essa opção.


Quais os critérios para classificação, caso o número de inscrições ultrapasse o número de vagas?

O primeiro critério será análise dos dados: verificar se de fato é servidor e se faz parte do quadro dos municípios contemplados.

Após isso, as vagas serão disponibilizadas de acordo com a data de inscrição.

Inscrições podem ser feitas por meio do link: https://form.jotform.com/250073807518659

Edição e Texto: Pedro Lopez

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