Menu
Quinta, 05 de fevereiro de 2026

Dama-da-noite é proibida em MS para proteger citricultura

Sidrolândia inicia retirada educativa das mudas, com incentivo à substituição.

21 de jan 2026 - 16h:30 Créditos: Redação, com informações do Top Mídia News
Crédito: Ilustrativa/Freepik

A planta Murta, popularmente conhecida como dama-da-noite, está oficialmente proibida em todo o território de Mato Grosso do Sul desde a sanção da Lei Estadual nº 6.293, em 22 de agosto de 2024. A medida foi tomada porque a espécie pode servir de hospedeira para a bactéria que causa o greening, doença grave que atinge plantas cítricas e não tem cura conhecida.

Retirada em Sidrolândia

Em Sidrolândia a retirada das mudas de murta já começou. A ação está sendo feita de maneira educativa, com orientação direta aos moradores sobre os riscos da planta para a agricultura regional. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Enelvo Iradi Felini, a prioridade é conscientizar a população sobre a importância da erradicação para proteger a citricultura, setor estratégico que tem apresentado crescimento no estado.

Incentivo à substituição

Para incentivar a substituição das mudas, a Prefeitura de Sidrolândia informou que os moradores que entregarem a dama-da-noite receberão mudas de espécies permitidas, que não oferecem risco à produção de frutas cítricas. A iniciativa busca conciliar a preservação da agricultura com a possibilidade de manter áreas verdes nas residências.

Lei estadual e fiscalização

A Lei nº 6.293/2024 proíbe o plantio, comércio, transporte e produção da Murta em todo Mato Grosso do Sul. Além disso, a legislação autoriza municípios a realizar ações de fiscalização e remoção da planta quando necessário, garantindo que a medida seja cumprida em todo o estado e protegendo a citricultura regional.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias