Sexta, 19 de abril de 2024

Asteroide passará próximo a terra neste domingo

Ele é considerado 'potencialmente perigoso'

21 de mar 2021 - 10h:26 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Um asteroide de menos de um quilômetro de diâmetro passará a cerca de 2 milhões de quilômetros de distância da Terra neste domingo (21), a uma velocidade de 124 mil km/h.

Batizado de 2001 FO32, o asteroide foi classificado como "potencialmente perigoso" pela Agência Espacial Americana, a Nasa, mas não há risco de colisão com a Terra.

Em seu ponto mais próximo, por volta das 13h (horário de Brasília), o astro terá mais de cinco vezes a distância entre a Terra e a Lua.

A proximidade permitirá que os astrônomos estudem o objeto com mais precisão.

Segundo a Nasa, todos os asteroides cuja órbita seja inferior a 19,5 vezes a distância da Terra e a Lua, e tenha tamanho superior a 140 metros de diâmetro é considerado "potencialmente perigoso". Esse asteroide foi descoberto há 20 anos.

"Atualmente, sabemos pouco sobre esse objeto, então este encontro tão próximo nos dá uma oportunidade incrível de aprender muito sobre ele", disse o cientista Lance Benner, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, ao qual é subordinado o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS, na sigla em inglês).

Ao estudar a luz refletida de sua superfície, os pesquisadores podem, por exemplo, ter uma ideia melhor de sua composição.

"Astrônomos amadores no Hemisfério Sul e em baixas latitudes ao norte devem ser capazes de ver este asteroide usando telescópios de tamanho moderado", explicou o diretor do CNEOS, Paul Chodas.

Nenhum dos grandes asteroides catalogados tem chance de colidir com a Terra no próximo século e é altamente improvável que os ainda não descobertos consigam, garantiu a Nasa.