O cenário da pandemia de Covid-19 em Mato Grosso do Sul segue em tendência de queda.
Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que 240 sul-mato-grossenses testaram positivo, um morreu e 74 estão internadas com a doença nas últimas 24 horas.
Dentre os casos positivos desta segunda-feira (21), 218 são de Campo Grande, 5 de Naviraí, 4 de Chapadão do Sul, 3 de Dourados, 3 de Rio Brilhante, 1 de Corumbá, 1 de Costa Rica, 1 de Figueirão, 1 de Miranda, 1 de Rio Verde de Mato Grosso, 1 de São Gabriel do Oeste, entre outras.
Confira a lista completa de municípios aqui. Mato Grosso do Sul resulta 520.487 casos confirmados desde o início da pandemia.
Dentre os internados, 31 estão em leitos clínicos (23 público; 8 privado) e 43 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (35 público; 8 privado).
A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 72%, Dourados 62%, Três Lagoas 36% e Corumbá 53%.
O único óbito registrado no boletim desta segunda-feira é do município de Dourados. Com isso, totaliza 10.468 óbitos desde o Inácio da pandemia
A taxa de letalidade está em 2% e média móvel de óbitos dos últimos sete dias é de 3,6. A média móvel de casos dos últimos sete dias é de 811,9. A taxa de contágio não foi divulgada.
Recuperados somam em 506.664. O número de pessoas em isolamento domiciliar é de 3.281.
Desaceleração e estabilidade
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o avanço da vacinação é responsável pela queda no número de internados, casos, óbitos e taxa de letalidade da Covid-19.
Após melhora na pandemia, o governo de Mato Grosso do Sul liberou o uso da máscara facial em locais fechados e abertos.
Campo Grande pode liberar o uso da máscara nos próximos dias, a depender da decisão da reunião desta semana, conforme noticiado pelo Correio do Estado.
“Há certa tendência de flexibilizar em outros lugares, recomendando ou facultando uso das máscaras”, afirmou o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad.
O infectologista Julio Croda acredita que a pandemia da Covid-19 esteja próxima do fim, conforme noticiado pelo Correio do Estado.
Croda diz que ainda neste ano, a pandemia pode entrar em uma fase endêmica, com menos impactos na saúde.
Essa passagem de pandemia para endemia, segundo ele, significa que o impacto da doença em internações e mortes será menor.
A secretária adjunta de Saúde, Christinne Maymone, afirmou que possivelmente há um estado de pandemia para epidemia. Mas, que mesmo assim, os cuidados devem permanecer.
Sintomas da Covid-19
É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:
- Febre
- Tosse seca
- Perda do olfato
- Perda do paladar
- Falta de ar
- Dificuldade para respirar
- Dor ou pressão do peito
Transmissão
O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:
- Tosse
- Espirro
- Catarro
- Apertos de mão
- Contato pessoal próximo
- Contato com objetos contaminados
Prevenção
Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:
- Vacinação contra Covid-19
- Uso de máscara
- Uso de álcool gel
- Lavagem das mãos com água e sabão
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
- Não compartilhar objetos pessoais
- Ventilar ambientes
- Evitar aglomerações e espaços fechados