Menu
Quarta, 23 de julho de 2025

Inverno começou oficialmente nesta quarta-feira (21)

A perspectiva para Mato Grosso do Sul é que o frio não seja tão rigoroso devido a influência do fenômeno El Niño, mas que ocorram “picos”. Já o final da estação deverá ser marcado por excesso de calor e umidade baixa.

21 de jun 2023 - 13h:51 Créditos: Redação
Crédito: Em Dourados, a mínima será de 12°C e a máxima de 26°C

O inverno começou nesta quarta-feira, dia 21 de junho de 2023, às 11h58, e termina em 23 de setembro de 2023, às 3h50, no horário de Brasília. 

A perspectiva para Mato Grosso do Sul é que o frio não seja tão rigoroso devido a influência do fenômeno El Niño, mas que ocorram “picos”. Já o final da estação deverá ser marcado por excesso de calor e umidade baixa. 

As informações são do boletim Climatempo e destacam também ainda que “muitas frentes frias vão chegar ao Brasil no decorrer do inverno de 2023, mas só poucas virão com ar frio polar suficientemente forte para penetrar pelo interior do país e esfriar o Centro-Oeste e o interior do Sudeste”.

Com o El Niño o oceano Pacífico Equatorial fica mais quente do que o normal. Esse calor é transferido para atmosfera gerando alterações na circulação dos ventos, na distribuição da umidade, no volume e frequência da chuva e também no padrão de temperatura em diversas áreas do planeta

O fenômeno El Niño se fortalece no decorrer do inverno de 2023 no Hemisfério Sul. Assim, as alterações climáticas provocadas por este fenômeno serão maiores no fim da estação. Mas o Rio Grande do Sul já começa a sentir os efeitos do El Niño no começo da estação.

???????
El Niño e as frentes frias

Um dos  efeitos do El Niño é deixar a atmosfera mais quente. O aquecimento acima do normal da água do Pacífico Equatorial altera as fortes correntes de vento que são observadas em torno de 10 quilômetros de altitude e são estes ventos fortes, chamados tecnicamente de correntes de jato, que comandam o deslocamento das massas de ar frio que saem da Antártica e chegam a América do Sul e ao Brasil.

O El Niño dificulta a entrada do ar frio sobre o Brasil e por isso não se deve esperar por um inverno rigoroso, na média. Alguns picos de frio intenso vão ocorrer, mas com curta duração. Será difícil acontecer uma passagem de ar polar tão e ampla forte como a que se observou na última semana do outono de 2023.

Em Dourados, por exemplo, a última semana do outono registrou mínimas abaixo de 10°C, inclusive com o registro de frio recorde até o momento. 

Já nesta quarta-feira (21), a mínima registrada conforme o Guia Clima Embrapa figura em 13°C e 26°C.

Ainda conforme o Climatempo, a partir de agora a maioria das frentes frias vai atuar especialmente sobre o Sul do Brasil, eventualmente tendo influência também nos estados de São Paulo e em parte de Mato Grosso do Sul. A previsão indica mudança de tempo na noite de quarta-feira (21), com a aproximação de uma frente fria, aliado ao intenso fluxo de umidade e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai. Estes sistemas devem favorecer o aumento de nebulosidade e chuvas, com destaque nas regiões sul e sudoeste do Estado.

Campo Grande, a mínima será de 15°C e a máxima de 28°C;  No leste do Estado, em Anaurilândia os termômetros marcam 13°C na manhã e 26°C durante a tarde. Em Ponta Porã, no sul, o dia começa com 14°C e atinge os 24ºC nos períodos mais quentes.

No Pantanal, a mínima em Corumbá será de 19°C e a máxima de 29°C. Na região sudoeste, Porto Murtinho amanhece com 18°C e atinge os 28°C ao longo do dia. No norte, em Coxim, termômetros ficam entre 15°C e 32°C. No Bolsão, Três Lagoas terá 13°C pela manhã e 28°C durante a tarde.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias