
Um acidente com um balão de ar quente movimenta as forças de socorro no município de Praia Grande, em Santa Catarina, na manhã deste sábado (21). Ao menos oito pessoas morreram.
Nas redes sociais, o governador Jorginho Mello confirmou que havia 22 pessoas a bordo do balão. Até o momento, o Estado tem a confirmação de oito óbitos e dois sobreviventes resgatados.
Ainda não há confirmação se as vítimas eram todas pessoas que estavam no balão ou se alguém foi atingido no solo.
A prefeitura de Praia Grande emitiu nota manifestando solidariedade às famílias das vítimas. "O município está acompanhando a ocorrência — que segue em andamento — juntamente com o Governo do Estado e as forças de segurança. Equipes municipais foram mobilizadas para prestar atendimento às famílias e colaborar na apuração dos fatos", diz um trecho do comunicado.
Praia Grande
Conhecida como capital dos cânions, Praia Grande fica na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Segundo a prefeitura, a cidade está localizada "aos pés do trecho mais abrupto da serra, onde os paredões são quase verticais e onde estão alguns dos canyons mais importantes, como o Itaimbezinho e o Malacara".
Os voos de balão sobre os cânions estão entre as principais atrações turísticas da região.
"As saídas de passeio de balão em nossa cidade possibilitam uma vista panorâmica espetacular para as escarpas da serra geral e para os magníficos Canyons dos Parques Nacionais, somado a um visual de 360º de toda a região, com vista para a planície litorânea", destaca site mantido pela administração municipal.
Outros acidentes
Esse é o terceiro caso de queda de balão em menos de uma semana. No último domingo (15), um balão com 35 pessoas caiu em uma área rural de Capela do Alto, no interior de São Paulo. O balão não possuía autorização para voar. Uma pessoa morreu e o piloto foi preso.
Na manhã da última quinta-feira (19), outro balão caiu no litoral de São Paulo, nas proximidades da praia de Maresias, no município de São Sebastião. De acordo com a prefeitura da cidade, ninguém ficou ferido, não houve danos graves e nenhuma residência foi atingida.