O presidente dos EUA, Joe Biden, de 81 anos, anunciou na tarde deste domingo que não irá concorrer nas eleições presidenciais dos Estados Unidos contra o republicano Donald Trump. Biden divulgou comunicado no X, antigo Twitter.
Biden vinha sofrendo pressão pela desistência diante de incerteza sobre sua saúde para enfrentar Trump em novembro e – em caso de vitória – comandar por mais quatro anos os EUA.
“Embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me retire e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato", disse Biden em uma carta publicada.
Em junho, no primeiro debate com Trump, o desempenho abaixo da crítica de Biden iniciou um movimento dos democratas pela sua saída da corrida eleitoral. Apesar disso, nas últimas semanas, o política norte-americano evitava comentar o tema e garantia que iria seguir na disputa.
Biden está se recuperando da Covid-19, isolado na residência oficial. Agora, os democratas avaliam quem será o nome para substituir Biden. A atual vice Kamala Harris está entre as cotadas e tem o apoio do atual presidente.