Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Cofundador do Talibã que negociou com Trump chega a Cabul

Mullah Abdul Ghani Baradar, chegou a Cabul neste sábado (21) para iniciar o processo de formação de um novo governo no Afeganistão.

21 de ago 2021 - 11h:29 Créditos: DAIANE SCHUINDT
Crédito: Imagens da Web

Mullah Abdul Ghani Baradar, chegou a Cabul neste sábado (21) para iniciar o processo de formação de um novo governo no Afeganistão, informou o organismo extremista.

Outro líder talibã histórico visto na capital nos últimos dias é Khalil Haqqani, um dos terroristas mais procurados pelos Estados Unidos, com uma recompensa de US$ 5 milhões.

A mídia mostrou imagens de Haqqani encontrando-se com Gulbuddin Hekmatyar, um rival durante a guerra civil do início dos anos 1990, mas ainda influente na política afegã.

Mullah Abdul Ghani Baradar, cofundador e líder político do Talibã (centro), caminha junto a outros membros do grupo extremista que participam da conferência de paz afegã em Moscou, na Rússia, em 18 de março de 2021 — Foto: Alexander Zemlianichenko/Pool via Reuters

Baradar chegou ao Afeganistão na terça-feira (17), vindo do Catar (veja abaixo), mas optou por seguir para a segunda maior cidade do país, Kandahar, o berço histórico do Talibã. É a primeira vez que um líder do grupo extremista do alto escalão retorna publicamente ao país desde 2001, quando o Talibã foi expulso do poder pelos EUA após o 11 de Setembro.

Preso no Paquistão em 2010, Baradar permaneceu detido até sua libertação em 2018, quando foi enviado ao Catar.

Lá foi nomeado chefe do escritório político do Talibã em Doha, onde participou das negociações e da assinatura de um acordo com os EUA, segundo o qual foi estabelecida a retirada das tropas estrangeiras do Afeganistão.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias