A Ucrânia realizou um dos maiores ataques com drones contra a capital da Rússia, Moscou, durante a madrugada de quarta-feira (21) no horário local, no horário de Brasília, era a noite desta terça-feira (20). Segundo a agência Reuters, o prefeito da cidade Sergei Sobyanin informou que unidades de defesa aérea russa destruíram 45 drones.
Durante o ataque, 11 drones foram lançados em direção a Moscou e outros 23 para a região da fronteira de Briansk, seis em Belgorod, três em Kaluga e dois em Kursk, informou o ministério em um comunicado da Defesa da Rússia no Telegram. O prefeito de Moscou divulgou que drones foram destruídos sobre a cidade de Podolsk, situada a cerca de 38 km ao sul do Kremlin.
“Os sistemas de defesa aérea do Ministério da Defesa continuam a repelir os ataques de UAVs (veículos aéreos não tripulados) inimigos”, declarou o prefeito de Moscou no Telegram. “Este é um dos maiores ataques já realizados contra Moscou com drones. Continuamos monitorando a situação”. Ele também informou que não houve feridos.
Segundo a agência estatal de notícias russa (RIA), dois drones foram destruídos em Tula, região que faz fronteira com Moscou ao norte. A defesa aérea russa destruiu um míssil lançado pela Ucrânia sobre a região de Rostov, no sudoeste da Rússia, informou o governador da área, Vasily Golubev. Ele acrescentou que não houve relato de feridos.
Devido ao ataque, durante a madrugada, os aeroportos de Vnukovo, Domodedovo e Zhukovsky tiveram restrições temporárias. Os aeroportos de Moscou e região estão funcionando normalmente nesta quarta-feira.