
O riso vai chegar às escolas e centros culturais de cinco cidades de Mato Grosso do Sul. A palhaça Mixirica e sua parceira Mixipulga colocam o pé na estrada para apresentar o espetáculo “MixiCirquinho”, que acontece de 25 a 29 de agosto, mês dedicado à Primeira Infância.
O projeto “Mixi Pé na Estrada” vai passar por Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana (distrito de Piraputanga), Terenos e Campo Grande, com 10 apresentações gratuitas.
Segundo a idealizadora do projeto, a artista Kelly Figueiredo, a ideia é levar arte para lugares onde o acesso ainda é pequeno. “É como plantar sementes de riso e imaginação em diferentes solos e ver cada comunidade florescer de um jeito único”, explica.
Com uma estrutura pequena e charmosa, o espetáculo pode ser montado em qualquer espaço, transformando salas e pátios em picadeiros. No palco, ou melhor, no cirquinho, o público encontra Mixirica e a pequena Mixipulga, que apesar do tamanho, mostra coragem de sobra.
Entre mágicas, malabarismos e trapalhadas, a dupla fala de temas como respeito às diferenças, amizade e coragem. “Não é só exibir truques, mas brincar com os erros e mostrar que juntos somos mais fortes”, diz Kelly.
Todas as apresentações terão intérprete de Libras, garantindo acessibilidade. O projeto acontece no mês da Primeira Infância, fase considerada essencial no desenvolvimento. “É quando a imaginação está mais fértil e cada estímulo deixa marcas profundas. Semear encanto nesse período é contribuir para o futuro das crianças”, completa a artista.
O “Mixi Pé na Estrada” é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Agenda
- 25/08 – Corguinho – Escola Municipal Frei Otávio João Simionato-Polo – 10h e 14h
- 26/08 – Dois Irmãos do Buriti – Escola Municipal Felícia Emiko Kawamura Sakitani – 9h30 e 15h
- 27/08 – Piraputanga (Aquidauana) – Escola Municipal Antônio Santos Ribeiro – 8h e 10h
- 28/08 – Terenos – Centro Cultural Ramez Tebet – 9h30 e 15h
- 29/08 – Campo Grande – Instituto Maná do Céu para os Povos – 9h e 14h