Menu
Quinta, 21 de novembro de 2024

Em Dourados, Sanesul adota contrato de performance para reduzir a perda de água

É a primeira vez que a Sanesul adota essa nova modelagem de contrato e as obras já começaram; o projeto compreende muitos serviços de engenharia visando aumento da eficiência operacional com redução do volume perdido no sistema de distribuição

21 de out 2021 - 13h:31 Créditos: Assessoria de Imprensa/Sanesul
Crédito: Acom

As obras via Contrato de Performance foram iniciadas no começo de outubro em Dourados. A empresa contratada começou a instalação de válvulas redutoras de pressão de água, permitindo inclusive que o sistema tenha uma pressão mínima no período noturno.

O contrato de performance é uma iniciativa inédita na Companhia de Saneamento do Estado de MS – Sanesul, cujo objetivo é  buscar a maior eficiência operacional. Desde 2017 a Sanesul decidiu intensificar esforços na construção de um Plano Diretor de Redução de Perdas de longo prazo. “O objetivo é garantir a continuidade das ações planejadas para o enfrentamento de controle das perdas de água em grandes sistemas de abastecimento”, explica Onofre Assis de Souza – Diretor Comercial e de Operações da Sanesul.

O Contrato de Performance é um modelo inovador utilizado por outras companhias nacionais e com excelentes resultados. Por isso, a Sanesul resolveu adotar essa nova modelagem de contrato. “É um modelo de contrato inédito na empresa que está beneficiando  primeiramente Dourados, maior município do interior de Mato Grosso do Sul. A partir dos resultados obtidos em Dourados, a proposta deverá ser ampliada para outros sistemas de abastecimento do Estado”, afirmou o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr. durante reunião com as empresas responsáveis pelo projeto.

A Companhia de Saneamento de MS – Sanesul assinou o contrato com o consórcio ENOLOG, formado pelas empresas ENOPS Engenharia de São Paulo e LOG Engenharia de Mato Grosso do Sul, com investimento de R$ 44.800.000,00 e foco na redução das perdas de água física e aparente na cidade em pelo menos 15% sobre os indicadores atuais, visando melhorar a eficiência do abastecimento de água no município de Dourados. 

O diretor Onofre Assis destacou a importância do modelo de contrato escolhido.



“Nos contratos de performance a empresa contratada precisa estar comprometida com a eficiência e entrega de resultados. Uma das características é dar rapidez na execução das obras e serviços. É um grande passo para a modernização da empresa, servindo de exemplo para futuras contratações”.  


Segundo o gerente da regional, Madson Valente, as obras são importantes para toda a cidade, já que no final do projeto garante a eficiência e a segurança operacional do sistema de abastecimento de água de Dourados. “Esta iniciativa proporcionará para Dourados maior segurança hídrica, garantindo o seu desenvolvimento e condições de ter o abastecimento plenamente”.


Serviços contratados para Dourados

O escopo do projeto compreende serviços de engenharia visando aumento da eficiência operacional com redução do volume perdido no sistema de distribuição, implantação de cadastro técnico inteligente (georreferenciado), macromedição, micromedição, atuação e monitoramento das ligações com fraude e inativas, setorização, pesquisa e controle ativo de vazamentos, renovação da infraestrutura (18 km de redes de reforço – anéis primários e troca com padronização de 16.000 ramais prediais). Também, a implantação de 22 válvulas redutoras de pressão (VRPs), implantação de DMCs com operação por telemetria.


widget de imagem

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias