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Sexta, 21 de novembro de 2025

Brasil reativa expansão ferroviária e prevê R$ 650 bilhões em investimentos

Malha Oeste terá edital em 2026 e passa por reestruturação completa após anos de abandono.

21 de nov 2025 - 14h:48 Créditos: Redação
Crédito: Reprodução

O setor ferroviário brasileiro deve iniciar um novo ciclo de expansão a partir de 2026. Após anos marcados por inatividade e trechos abandonados, o Ministério dos Transportes projeta um volume robusto de investimentos: mais de R$ 139,7 bilhões destinados a obras e R$ 516,5 bilhões voltados à operação de ferrovias em todo o país.

O plano federal mira a ampliação da malha de trilhos, considerada uma das matrizes logísticas mais limpas e eficientes. A proposta é reduzir gargalos que dificultam o escoamento da produção, integrar regiões e, ao mesmo tempo, reforçar a competitividade econômica nacional.

Entre os projetos prioritários está a Malha Oeste, corredor estratégico que liga Mato Grosso do Sul ao estado de São Paulo, com ramais que atingem Corumbá e Ponta Porã. Segundo o cronograma preliminar, o edital deverá ser publicado em abril de 2026, com leilão previsto para julho.

A concessão, estimada em 57 anos, envolve R$ 35,7 bilhões em obras e outros R$ 53,5 bilhões na fase operacional. São 1.597 quilômetros de ferrovia praticamente parada, o que exige uma reestruturação completa.

Além da Malha Oeste, os próximos dois anos devem concentrar a publicação de novos editais e leilões para revitalização de trechos degradados e integração de corredores que conectam polos produtivos a importantes portos do país.

A proposta federal inclui ainda a conexão da Malha Oeste ao Corredor Bioceânico, ampliando o fluxo de combustíveis, grãos e celulose rumo ao Porto de Santos e outros terminais do Sudeste por meio do Ferroanel, reforçando a vocação logística da região Centro-Oeste.

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