Crédito: Reprodução/Street View O governo federal autorizou a desapropriação de 100 mil m² de uma área pública em Dourados, no sul de Mato Grosso do Sul, para atender ao Programa Nacional de Reforma Agrária. O espaço corresponde à metade do terreno atualmente pertencente ao Exército Brasileiro, onde funciona a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
A medida foi oficializada por meio de portaria da Superintendência de Patrimônio da União (SPU/MPI), vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Com a decisão, a área será dividida, destinando 50% do total — hoje com 200 mil m² — para a criação de um novo assentamento rural.
Ainda não há definição sobre o número de famílias que serão instaladas no local. A organização do assentamento ficará sob responsabilidade do Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária), que deve iniciar o planejamento após a SPU concluir o processo de transferência e desmembramento do imóvel.
A portaria também prevê que a medida atende interesse social e se enquadra nas diretrizes de expansão da política nacional de reforma agrária.



