A partir desta segunda-feira (22), candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado poderão se inscrever para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O único critério é não ter zerado a redação.
As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (25), e o resultado deve ser publicado na próxima terça-feira, dia 30 de janeiro.
Serão oferecidas 264.360 vagas, em 127 instituições públicas de educação superior, nos níveis federal, estadual e municipal.
Em Mato Grosso do Sul, serão disponibilizadas 4.430 vagas: 2.063 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); 1.232 na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); 815 na Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e 320 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS).
A lista completa de vagas em todo o país pode ser acessada aqui.
Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site oficial, preencher seus dados em um questionário socioceconômico do perfil e escolher até duas opções de curso. Vale reforçar que é possível alterar as opções de escolha durante todo o período de inscrições e a inscrição válida será a última registrada no sistema.
O sistema fará a seleção dos estudantes com base na nota obtida na última edição do exame, até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.
Neste ano, o Sisu terá somente uma edição - antes, havia uma para cada semestre. Mesmo os candidatos interessados em cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024 deverão fazer as inscrições nesta semana.
Cronograma Sisu 2024
Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024
Resultado: 30 de janeiro de 2024
Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024
Em caso de dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161 e portal do Sisu no site do MEC.
Vagas em MS
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) informou apenas os cursos que iniciarão a partir do segundo semestre. A assessoria foi contatada para levantamento de cursos e recortes por vagas nos dois semestres. Cursos que iniciarão a partir do segundo semestre:
- Direito (noturno)
- Engenharia Civil (vespertino/noturno)
- Pedagogia (noturno)
A UEMS disponibilizará 1.243 vagas em 38 cursos no Campi da Capital e interior. Confira:
Já o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) disponibilizará 320 vagas, sendo o ingresso estipulado pela instituição para o segundo semestre do ano. Confira os cursos: