Menu
Sexta, 23 de janeiro de 2026

Alexandre de Moraes determina arquivamento de inquérito sobre supostas obstruções eleitorais

Investigação tinha foco em blitzes em regiões com vantagem de Lula sobre Bolsonaro.

22 de jan 2026 - 11h:31 Créditos: Redação, com informações do Midiamax
Crédito: Marcelo Camargo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (22) o arquivamento das investigações que apuravam a suposta realização de blitzes para dificultar o deslocamento de eleitores no segundo turno das eleições de 2022. A decisão foi divulgada pelo G1.

As investigações tinham como foco possíveis operações policiais direcionadas a regiões em que o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentava vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), principalmente em cidades do Nordeste.

Em agosto de 2024, a Polícia Federal indiciou o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques, apontados como responsáveis pela coordenação das abordagens durante o pleito.

No entanto, ao analisar o caso, a Procuradoria-Geral da República concluiu que não havia provas suficientes para imputar crime aos policiais Alfredo de Souza Lima Coelho Carrijo e Leo Garrido de Salles Meira. Seguindo o parecer, Moraes determinou o arquivamento das investigações em relação a esses servidores.

Além deles, outros quatro policiais federais cedidos ao Ministério da Justiça estavam indiciados: Alfredo Carrijo, Fernando de Sousa Oliveira, Leo Garrido de Salles Meira e Marília Ferreira de Alencar. O delegado Fernando de Sousa Oliveira, que estava interinamente à frente da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal durante os atos de 8 de janeiro, teve o inquérito arquivado em razão de sua absolvição pelo STF na ação penal relacionada à trama golpista.

Com a decisão, o caso segue encerrado para os servidores que tiveram o inquérito arquivado, enquanto os demais processos relativos às investigações seguem seus trâmites legais.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias