Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Única paciente de covid-19 em Ponta Porã se cura e terá alta em breve

Aparecida Alves Paim ficou em estado grave na UTI e teve até que se entubar para se recuperar da doença

22 de abr 2020 - 10h:36 Créditos: CG news
Crédito: Reprodução

A única paciente com coronavírus em Ponta Porã, Aparecida Alves Paim, de 42 anos, conseguiu se curar da doença e terá alta nos próximos dias. Ela está internada há mais de 14 dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Regional José de Simone Netto, que fica no município.

Segundo a Secretaria de Saúde, ela precisou ser entubada para receber ventilação mecânica, já que estava em estado grave, mas conseguiu se recuperar e voltará em breve para casa.

Aparecida Alves chegou a unidade de saúde no dia 29 de março, com febre e cansaço. Depois os sintomas evoluíram para a fase grave da doença, já que a paciente tem hipertensão e diabetes, entrando assim no grupo de risco.

“Nasci de novo. Precisei receber auxilio mecânico para respirar e ser entubada. Após sair da UTI, o sentimento que tenho é de renascimento e gratidão a todos os profissionais que me acolheram com carinho e responsabilidade. Se não fosse por eles e Deus eu não estaria viva”, contou.

Ela por enquanto é o único caso confirmado em Ponta Porã, que fica na região de fronteira com o Paraguai. Foi atendida no hospital de referência para tratamento da doença na região Sul-Fronteira, que tem uma população com mais de 200 mil pessoas.

O local conta com 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e também fez adequação em um setor só para receber pessoas com sintomas de quadro respiratório. No local existe uma sala de estabilização, com monitores e respiradores.

De acordo com o diretor-técnico do hospital, Antônio Matinussi, o tratamento na paciente foi bem sucedido, já que o local dispunha da infraestrutura necessária ao tratamento Durante este período internada, a paciente teve assistência de uma equipe multidisciplinar, durante 24 horas.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, comemorou a cura da paciente e disse que o Estado busca fornecer o maior número de leitos possíveis para os municípios terem capacidade para atender os pacientes em estado grave da doença.

 Mato Grosso do Sul já tem 173 casos confirmados, sendo que 60 pacientes estão em isolamento domiciliar, 70 finalizando a quarentena, 21 internados, 16 em alta hospitalar e até o momento seis mortes.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias