Menu
Quinta, 17 de abril de 2025

Número de mortos após terremoto no Afeganistão sobe para 950

Outras 600 pessoas ficaram feridas; Autoridades alertam que número de vítimas pode aumentar, já que vilarejos afetados são de difícil acesso

22 de jun 2022 - 09h:19 Créditos: Agência O Globo
Crédito: Reprodução/Armanshahr Radio

Autoridades do Afeganistão confirmaram nesta quarta-feira que 950 pessoas morreram e mais de 600 ficaram feridas após um terremoto de magnitude 6,1 na Escala Richter que atingiu o sudeste do país. O número de vítimas deve aumentar, já que há vilarejos afetados que ficam em áreas remotas, de difícil acesso.

Conforme o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor aconteceu a 10 km de profundidade, às 1H30, em uma área perto fronteira com o Paquistão. Um segundo tremor de 4,5 graus aconteceu na mesma área e com poucos minutos de intervalo.

O primeiro-ministro Mohammad Hassan Akhand, informou após uma reunião extraordinária do gabinete que um bilhão de afegãos serão alocados para ajudar as famílias das vítimas do terremoto.

Fotos de casas destruídas na região rural pobre e isolada foram divulgadas nas redes sociais. Vídeos mostram alguns moradores feridos sendo carregados até um helicóptero. 

A situação é ainda mais preocupante porque os serviços de emergência do país, limitados há muitos anos em número de funcionários e capacidade, não estão preparados para enfrentar catástrofes naturais de grandes proporções. Yaqub Manzor, líder tribal de Paktika, disse que muitos feridos são do distrito de Giyan e foram transportados em ambulâncias e helicópteros.

"Os mercados locais estão fechados e as pessoas correram para ajudar nas áreas afetadas", declarou à AFP por telefone.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias