Menu
Quinta, 21 de novembro de 2024

5G: 16 cidades na Região Centro-Oeste podem instalar a infraestrutura

Mato Grosso do Sul tem 10 cidades beneficiadas

22 de jun 2023 - 15h:45 Créditos: Gov
Crédito: Divulgação

A instalação de infraestrutura para o 5G foi autorizada para mais 16 municípios de dois estados da Região Centro-Oeste. A decisão ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), nesta quarta-feira (21). O grupo foi criado pelo Edital do 5G e conta com a participação do Ministério das Comunicações (MCom).

Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, com as novas liberações, a meta estabelecida para o primeiro semestre de 2023 foi alcançada. "Existe um cronograma do leilão a ser cumprido, mas vamos tentar construir um caminho junto com as operadoras para antecipar essas entregas. Assim, esse serviço de qualidade chegará mais cedo a toda a sociedade brasileira”, destacou o ministro.

A decisão do Gaispi possibilita que as operadoras solicitem a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nestas localidades. No Centro-Oeste, o estado do Mato Grosso do Sul foi o que mais teve liberações, com 10 municípios. Na sequência está Mato Grosso, com seis municípios autorizados.

BRASIL - Em todo o país, 30% dos municípios (1.610) já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implementar o serviço, alcançando a meta de liberações para o primeiro semestre de 2023. No total, já foram contempladas todas as 27 capitais; 26 municípios com mais de 500 mil habitantes e regiões metropolitanas; e 1.103 cidades com mais de 200 mil habitantes e regiões metropolitanas. A área de cobertura disponível para instalação beneficia cerca de 141 milhões de brasileiros (66,4% da população do país).

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

IMPLANTAÇÃO - A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.


Confira a lista de cidades beneficiadas:


UF Nome
MSBela Vista
MSBodoquena
MSBonito
MSFátima do Sul
MSGlória de Dourados
MSIvinhema
MSJardim
MSMiranda
MSNioaque
MSPorto Murtinho
MTAlto Paraguai
MTDenise
MTNova Marilândia
MTNova Olímpia
MTPedra Preta
MTRondolândia

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias