
Víctor Hugo Santana, de 13 anos, construiu uma geladeira portátil de isopor para armazenar os remédios para diabetes de sua bisavó. O jovem criativo mostrou o pré-projeto para um professor de ciências de uma escola municipal de Campo Grande e conseguiu a ajuda necessária para a realização do projeto.
Como Victor Hugo construiu uma geladeira de isopor: Com a ajuda de isopor, uma fonte de alimentação de computador e vários outros dispositivos de refrigeração, o adolescente montou uma geladeira de remédios portátil com a ajuda do laboratório da escola e do professor de ciências.
Motivação: Segundo a professora do jovem, para inventar algo é necessário ter um foco, um objetivo e isso Victor deixou explicito. A criação nunca foi algo "atoa", mas sim para poder passar mais tempo com a bisavó, que depende de insulina e não pode ficar longe de casa por muito tempo.
"Minha bisavó é diabética e ela tem que tomar insulina na hora certa, três vezes ao dia, e eu pensei nessa ideia de criar essa caixa porque a gente pesca, acampa, saímos muito e não podemos incluir ela", contou o jovem.
Criar é uma paixão para Victor: Segundo o pai do jovem, a determinação e a vontade de inventar novos objetos faz parte da vida do filho a muito tempo.
"A gente até brigava com ele por desmontar todos os brinquedos que comprávamos, mas ele pesquisava, descobria como montava e devolvia pra gente o brinquedo inteiro. Então isso foi despertando tanto na gente quanto nele essa curiosidade e a gente incentivar ele a buscar mais conhecimento", afirmou Leandro Santana, pai do adolescente.