
Mato Grosso do Sul registrou desde terça-feira passada 12,14 óbitos em média por dia em decorrência da covid-19. É o menor número desde 1º de setembro, com uma queda significativa em comparação as últimas semanas.
O Estado chegou a registrar média de 17,4 neste mês e vinha oscilando entre 15 e 16 sepultamentos/dia.
Nesta terça (22), o boletim epidemiológico trouxe outra 12 mortes, metade em Campo Grande. No total, agora são 1191 vítimas fatais em Mato Grosso do Sul, 506 na Capital.
Já a quantidade de infectados segue alta. São 926 contaminados desde ontem, com média de 666 na última semana.
Na avaliação da Secretaria Estadual de Saúde, isso é reflexo do último feriadão de 7 de setembro. Outra consequência é a taxa de contágio que voltou a subir. Caiu para 1,01 no dia 20, mas hoje está em 1,04. A meta é que esse índice seja menor que 1.
"É resultado de aglomerações em Bonito, em Rio Verde, na Capital... A gente está vendo ai a taxa de contágio aumentando, depois de um decréscimo, devido a esse relaxamento de 14 dias atrás".
Máquinas que fazem os testes RT-PCR já estão funcionando, outra conquista na luta contra a covid. "Depois de alguns problemas solucionamos, agora passamos a ser autossuficientes em testagem. Tivemos de recorrer. A capacidade é de 1.800 testes ao dia. No início da pandemia eram cerca de 400. "Somos agora um dos estados melhor estruturados para testagem", garante Geraldo Rezende.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade widget de imagem