Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Dark Money: Dracco deflagra operação contra desvio de milhões nos cofres públicos em MS

Policiais estão cumprindo mandados de prisão temporária e de busca e apreensão

22 de set 2021 - 09h:02 Créditos: Linckon Lopes
Crédito: Divulgação/Polícia Civil

Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) deflagrou nesta quarta-feira (22) a operação Dark Money, em Maracaju. Ação apurou que nos anos de 2019/2020, um esquema criminoso (desarticulado) acabou por desviar mais de R$ 23 milhões dos cofres públicos do município. 

As ações policiais desta fase das investigações miram servidores públicos que atuaram no alto escalão do executivo municipal no exercício de 2019/2020, bem como, empresários e empresas com envolvimento no esquema. De acordo com as investigações realizadas pelo Dracco, foi constatado a criação de uma conta bancária de fachada, diversa da oficial e não declarada aos órgãos de controle interno e externo do município, por onde foram promovidos mais de 150 repasses de verbas públicas em menos de um ano.

A partir de negócios jurídicos dissimulados, integrantes do alto escalão da prefeitura emitiram mais de 600 lâminas de cheques, que totalizaram mais de R$ 23 milhões,  a empresas, sem qualquer lastro jurídico para amparar os pagamentos. Muitas das empresas beneficiárias dos valores não mantinham relação jurídica com a prefeitura (licitação, contrato ou meio legal que amparasse a transação financeira). Além disso, não havia emissão de notas fiscais e os valores não eram submetidos a empenho de despesas, operações legais que devem ser observadas pelos entes públicos.

Diante da gravidade dos fatos, foram requeridas ao Judiciário de Maracaju várias medidas cautelares como mandados de prisão temporária contra servidores públicos e particulares, busca e apreensão em empresas, bloqueio de bens e outras, todas cumpridas na presente, após parecer favorável do Ministério Público e decisão do Poder Judiciário da Comarca de Maracaju.


Policiais estão cumprindo mandados de prisão temporária e de busca e apreensão
Divulgação/Dracco

Também foram cumpridos bloqueios de bens

Estão sendo cumpridos seis mandados de  prisão temporária, sendo um em aberto, sendo o investigado considerado foragido, além de cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão e ainda, promoveu se  o bloqueio de bens, dentre outras medidas cautelares determinadas pela Justiça.  De acordo com o departamento, as ações de Polícia Judiciária Civil foram realizadas no Município de Maracaju, Corumbá, Ponta Porã e Campo Grande e envolveram 60 policiais civis do estado do MS e ainda na cidade de Umuarama através de uma equipe da PCPR.


Sob coordenação do Dracco que preside o inquérito policial participaram da Operação Dark Money policiais civis de várias Unidades da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul: DPI (DP's Paraíso das Águas, Naviraí, Nova Andradina, Nova Alvorada, Corumbá, Ponta Porã, Nova Alvorada do Sul, Itaporã, Rio Brilhante, mundo novo e Maracaju...), Departamento de Polícia da Capital (GOI, 1°, 2° e 3° DP), Departamento de Polícia Especializada  (Derf e Defurv) , Departamento de Inteligência da PCMS é uma equipe da PCPR - GRupo de Diligências Especiais - GDE da Polícia Civil de Umuarama PR após constatação de deslocamento de um dos alvos para o Estado do Paraná que acabou localizado e preso em um hotel naquela cidade.


Nome

A expressão Dark Money é uma alusão à natureza do dinheiro fruto da corrupção sistêmica que atinge setores públicos e perpetrada por seus gestores.


Serviço 

Qualquer informação que possa levar à recuperação dos ativos desviados bem como à identificação de outros envolvidos no esquema criminoso podem ser direcionados ao Dracco, por meio das redes sociais, do endereço de email dracco@pc.ms.gov.br ou por seu telefone (67) 3323-6900.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias