
Os Bombeiros de Mato Grosso do Sul estão com frentes de atuação contra incêndios florestais no Pantanal em áreas de Corumbá, Aquidauana, Porto Murtinho e Coxim.
Por conta das condições climáticas e ventos fortes, o fogo tem espalhado e dificultado o trabalho da corporação para debelar as chamas.
Na atual etapa de operação, são mais de 100 militares mobilizados, que estão atuando com apoio de trabalhadores rurais e ribeirinhos.
Em áreas mais remotas do Pantanal, o combate a incêndios tem exigido mais dificuldade.
No Porto da Manga, onde há fogo desde o final de semana, a situação ficou mais controlada depois que na noite desta terça-feira (20) houve chuva para amenizar o calor.
Ainda assim, há trabalho em áreas do Paiaguás e na Serra do Amolar.
Para essas áreas, as equipes precisam de embarcações e auxílio de moradores locais para conseguir base de apoio.
“Neste momento, estamos em plena época da seca pantaneira, com a incidência de focos de calor em vários pontos do Pantanal sul-mato-grossense. Nada substitui a prevenção realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar junto à população, promovendo a conscientização e oferecendo treinamento de combate a incêndios a nossa gente pantaneira que muitas vezes será a primeira resposta em áreas remotas”, apontou o 2º Tenente Enio Mendes Conturbia, oficial de informações públicas da Operação Pantanal.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) detectou, neste ano, 2008 focos de calor em todo o Mato Grosso do Sul, o que representa uma redução significativa na comparação com 2020 e 2021.
Ao todo, já foram registrados aproximadamente 80 ocorrências de combate a incêndio em vegetação no Pantanal, englobando os chamados atendidos na zona urbana e rural, uma redução de 82,27% em comparação ao ano de 2020.
A estrutura dos Bombeiros no combate aos incêndios florestais envolve também o uso de aeronaves remotamente tripuladas e a aeronave Bombeiro 4, que possibilita um combate rápido em lugares de difícil acesso e com a capacidade de transportar 3100 litros de água ou agente extintor.
O Pantanal é uma das maiores superfícies úmidas contínuas do planeta e a sua área abrange territórios do Brasil e da Bolívia.
Nesta semana, houve trabalho conjunto de autoridades brasileiras e bolivianas para combater fogo que foi registrado na rodovia Ramão Gomes, em Corumbá.
O Ibama/Prevfogo auxiliou nesse combate também.