Menu
Quinta, 21 de novembro de 2024

Mato Grosso do Sul registra recorde na abertura de empresas no mês de agosto

926 novas empresas foram abertas em agosto, número recorde para o mês desde que os dados passaram a ser computados

22 de set 2022 - 10h:28 Créditos: Correio do Estado
Crédito: Correio do Estado

No mês de agosto, a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (JUCEMS) registrou a abertura de 926 empresas, número recorde para o mês desde o ano 2000, quando os registros começaram a ser computados.

O número superou o melhor desempenho registrado em agosto de 2021, que teve abertura de 886 novas empresas.  

O total acumulado desde o início do ano também é recorde: nos oito primeiros meses, 6.610 empresas foram abertas. Março (913), maio (847), junho (909) e julho (938) foram números recordes na série histórica.

A maior parte das empresas abertas em agosto são do setor de Serviços, que representou 67,17% (622 empresas). O Comércio representa 28,4% (263) e a Indústria 4,43% (41).

Para Augusto Castro, presidente da JUCEMS, existem dois fatores principais que influenciaram no grande número de abertura de empresas: o bom momento da economia do Estado e o processo de modernização, que transformou os serviços da Junta, conferindo agilidade, confiabilidade e segurança aos empreendedores.  

“O desempenho crescente e consistente nas aberturas de empresas são o resultado da confiança dos empreendedores sul-mato-grossenses no ambiente de negócios proporcionado pelas condições positivas geradas pela base econômica do Estado, que é o agronegócio, e pelo processo de modernização e inovação tecnológica implantado pela JUCEMS, que hoje tem todos os seus serviços disponíveis em plataforma digital, sem a necessidade da presença física dos usuários para o atendimento”, afirmou.

O registro automático de empresas realizado em Mato Grosso do Sul contribui com a rapidez no cadastro e na expansão dos negócios. Segundo dados da JUCEMS, de 6.610 empresas abertas no ano, 4.250 utilizaram o sistema de registro automático, número que representa 64,32% do total.

“Nesse sistema o usuário insere os documentos padrões disponíveis na plataforma, ao terminar o processo de cadastramento e enviar a documentação com a assinatura digital através do portal gov.br, obtém de forma instantânea o CNPJ da empresa”, explicou.

A meta da JUCEMS é ampliar essa modalidade de registro até chegar a 100% dos processos de abertura de novas empresas.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias