Funcionários de autoescolas apontam que escassez de vagas para exames de habilitação, que são disponibilizadas pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) tem se tornado um problema nas últimas semanas, além de gerar prejuízos e frustrações para alunos que buscam obter a primeira carteira de motorista.
De acordo com a funcionária de uma autoescola de Campo Grande, Lohainy Jardim, o problema iniciou nas últimas duas semanas. “Toda sexta-feira às 9h eles abrem a agenda para semana seguinte, só que o sistema vira um caos, pois todos tentando acessar ao mesmo tempo. O sistema cai e liberam 50 vagas só”.
Atualmente, Campo Grande tem 66 CFCs (Centro de Formação de Condutores) credenciadas e aptas para encaminhar alunos para provas de condução. Segundo Lohainy, o número de vagas ofertadas semanalmente foi reduzido e está consideravelmente menor do que o necessário para atender a quantidade de alunos de cada autoescola.
O número de vagas ofertada nessa semana não chega a uma vaga por aluno de cada autoescola. Nas últimas duas semanas foram 350 vagas durante a semana toda”, explica Lohainy.
De acordo com Lohainy, a escassez de vagas tem levado a situações em que os alunos ficam semanas sem aulas antes do exame, comprometendo a eficiência do processo de aprendizagem. “O aluno sai fica lesado, porque o aluno fica muito tempo sem ter aula antes do exame, justamente porque fica sem vaga para fazer a prova. A prova custa R$120,87. Eles exigem o pagamento, mas não prestam o serviço”.
Outra funcionária de uma autoescola da Capital, identificada apenas como Roberta, de 31 anos, afirmou que seus alunos sendo prejudicados pela falta de vagas. Segundo ela,a grande demanda e a limitação de vagas têm criado um ciclo de espera e frustração para os alunos, cujos processos estão prestes a expirar.
O agravante é que os alunos que entraram em 2019 estão com o processo para vencer em dezembro. Então há uma demanda muito grande, mas o Detran não está oferecendo o número suficiente de vagas”, explica Roberta.
Além da falta de vagas para exames de habilitação, funcionários de CFCs reclamam que o sistema do Detran-MS não tem suportado o número de acessos durante dias de agendamento. “O sistema também tem sido um problema nos dias de marcar o exame. Isso porque eles abrem o sistema para a Capital, para o interior e para exames teóricos”, afirma a funcionária de uma autoescola de Campo Grande, de 45 anos, que não quis se identificar.
Veículos de autoescola da Capital (Foto: Henrique Kawaminami)
O que o Detran diz - Ao Campo Grande News, o Detran-MS afirma que tem adotado medidas para atender a crescente demanda de exames práticos de direção no estado. Em virtude dos impactos da pandemia de COVID-19, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prorrogou os prazos para conclusão dos processos de habilitação iniciados desde 2019, permitindo que eles sejam finalizados até 31 de dezembro de 2023.
“Desde o mês de maio deste ano a Divisão de Exames do Detran-MS vêm sinalizando junto aos Centro de Formação de Condutores sobre a programação para atendimento de seus alunos, pois foi observada existência de demanda ociosa, ou seja, rotineiramente sobravam vagas, inclusive quando disponibilizadas aos sábados”, afirma o Detran-MS em nota.
O órgão também aponta que a medida que o final do ano se aproxima, historicamente, a demanda aumenta consideravelmente, e para evitar sobrecargas e picos de procura, a colaboração e o planejamento das instituições, bem como dos candidatos, têm sido solicitados.
Conforme levantamento do Detran-MS, em média, são realizados cerca de 9 mil exames práticos por mês em todo o estado, totalizando aproximadamente 72 mil exames até agosto de 2023. “Pela análise dos relatórios, há aproximadamente 20 mil candidatos com processos na fase de realização de exame prático categoria B, assim, acreditamos que até dezembro será possível atender aos interessados”.
O órgão também reforça que o número de vagas disponíveis para exames práticos é determinado de acordo com a capacidade de atendimento da equipe examinadora, e geralmente não ultrapassa 150 vagas por dia. “ O quantitativo de vagas mencionado de 300 vagas foi disponibilizado na semana em que não houve deslocamento de banca para os municípios do interior”, explica o Detran-MS. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS